Anfitrião continua a decepcionar
A PROVÍNCIA de Cabo Delgado, anfitriã desta XII Edição dos Jogos Escolares que decorrem em Pemba, continua a ser a maior decepção do evento, o que já começa a deixar os seus fervorosos adeptos impacientes e irritados.
Enquanto isso Gaza continua na mó de cima em quase todas as modalidades. Inhambane não sai das trevas, numa altura em que Maputo-cidade e província, assim como Tete, Sofala e Nampula, alternam vitórias com desaires.
Manica e Niassa, à sua maneira e na medida do possível, vão fazendo uma campanha discreta, mas com alguns resultados animadores pelo meio, o mesmo acontecendo com a Zambézia, que ainda não se sedimentou.
Entretanto, no futebol, em masculinos, no jogo mais emotivo e produtivo do dia, Niassa derrotou Sofala por 5-3. O embate produziu oito tentos que deixaram o público eufórico no Complexo Desportivo de Pemba.
Em femininos, Niassa e Sofala não foram para além de um nulo, num jogo pobre. Cabo Delgado bateu Tete por 2-1 e Manica derrotou Zambézia por 3-2. No basquetebol, Tete venceu Nampula por 87-61. A cidade de Maputo superou Zambézia por 59-33. Manica derrotou Inhambane por 76-56.
Em femininos, Sofala cilindrou a simpática Cabo Delgado por 41-24 e Nampula bateu Tete por 25-45. Inhambane perdeu com Manica por expressivos 97-28.
No andebol Gaza bateu Tete por 29-18, em masculinos. Em femininos, Cabo Delgado perdeu diante do Niassa por 9-10, Gaza “esmagou” Tete por 29-15 e Manica venceu Zambézia por 18-11.
Em voleibol, Manica “cilindrou” Inhambane por 3-0, com os parciais de 25/17, 25/19 e 25/15. Gaza derrotou Tete por 3-0, sendo que os parciais foram 25/19, 25/23 E 25/16. Zambézia bateu cidade de Maputo por 3-1, sendo que os parciais foram 23/25, 25/19, 22/25 e 22/25.
Em femininos, Inhambane venceu Manica por 3-0, com os parciais de 22/25, 17/25 e 18/25. A cidade de Maputo derrotou Zambézia por 3-0, com os parciais de 25/14, 25/14 e 25/15.
MANICA DOMINA ATLETISMO
A província de Manica dominou quase todas as provas de atletismo que tiveram lugar na manhã de ontem, primeiro dia em que esta modalidade entrou em acção.
Nos 1500 metros masculinos esta província do centro do país sagrou-se campeã, com a proeza a ser alcançada por Dine Marques. Em segundo lugar ficou Gildo Aissa, do Niassa. O pódio foi completado por Eusébio Paulo, da província de Inhambane.
Em femininos, ainda nos 1500, Manica voltou a sair vencedora, com Inácia José a cortar a meta em primeiro, suplantando Odete Raquel, de Tete, e Leveja Persa, de Nampula, que ficaram no segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Nos 400 metros ainda decorrem as eliminatórias. Na primeira série Chenane Fazenda, de Sofala, cortou a meta em primeiro. Em segundo lugar ficou Zelfa Pululo, de Gaza, sendo que Pedro Ambrósio, da província de Maputo, completou o pódio.
Na segunda série, ainda em masculinos, Acácio Cílio, de Manica, foi o primeiro classificado. Em segundo ficou Aloísio de Jesus, da cidade de Maputo. Ozias Cossa, da província de Gaza, foi o terceiro. Na terceira série Pedro Cuinica, de Gaza, cortou a meta em primeiro, seguido por Isaías Lourenço (Nampula) e Paulo Baptista (Manica), segundo e terceiro lugares.
Em femininos, Teresa Agostinho, de Sofala, foi a vencedora na primeira série. Em segundo lugar ficou Odivalda Madalena, de Gaza. O pódio foi completado por Petrona Luís, de Tete.
Na segunda série Amélia Matias, da província de Manica, foi a vencedora, tendo suplantado Ana da Rocha, da cidade de Maputo, e Neusa Rosália, de Maputo-província.
Na terceira série Cecília Guambe, da cidade de Maputo, foi a primeira classificada. Na segunda posição ficou Luís Moniz, de Inhambane, e em terceiro ficou Joana Abel, de Manica.
Nas provas de especialidade, destaque para o lançamento de peso em femininos, onde Zambézia sagrou-se vencedora por Nélsia Jaime. Em segundo ficou Elsa Samuel, da cidade de Maputo, sendo que em terceiro ficou Tânia Alberto, de Manica.
As provas de atletismo dão continuidade hoje no Estádio Municipal de Pemba, com provas de várias especialidades.
Fonte:Jornal Noticias