Ana Flávia Azinheira defende dinamização dos jogos tradicionais nas escolas e associações
A vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira defende que os jogos tradicionais devem ser dinamizados ao nível das escolas e associações para que haja uma prática regular. Ana Flávia Azinheira fez estas considerações no encerramento do quinto Festival Nacional dos Jogos Tradicionais que decorreu no município da Ilha de Moçambique, em Nampula, durante três dias.
Intervindo na ocasião, a vice-ministra da Juventude e Desportos reconheceu existirem desafios, porém considera ser possível fazer se um pouco mais.
Para além de jogos compectitivos, designadamente Nthuva e Muravarava, realizaram-se, também jogos demostrativos.
Nesta edicção a cidade de Maputo sagrou-se vencedora absoluta, enquanto a província anfitriã que tem estado em lugares cimeiros não consegui lograr os mesmos intentos.
O quinto Festival juntou mais de duzentas pessoas e realizou-se sob o lema “Jogos Tradicionais Celebrando 200 Anos da Ilha de Moçambique”.
Recorde-se que a cidade mais antiga do país completa o segundo centenário no próximo dia 17.
Fonte:Opais