Ainda sobre a viagem dos Mambinhas às Maurícias
Publicamos na quarta-feira, 20 de Abril, a notícia de que a viagem para as Maurícias da Selecção Nacional de Futebol de Sub-20 estava em risco de não se concretizar, alegadamente por falta de dinheiro para a compra de passagens aéreas.
Na verdade, esta mesma notícia avançava com este alarmante cenário com base na precipitada conclusão do jornalista de que se esgotara o período últil para a obtenção das referidas passagens, suportada pelo facto de até então o Fundo de Promoção Desportiva não ter libertado o valor requerido.
Ofuscado pela possibilidade de a referida deslocação não se concretizar, o jornalista precipitou-se a publicar aquela que, no momento, lhe pareceu ser uma preocupação nacional, desprezando o dever profissional de contactar outras fontes a fim de dar profundidade e sustentação à sua notícia.
Tal cruzamento de fontes ter-lhe-ia dado a possibilidade de constatar o incontestável empenhamento do Governo e muito particularmente do Fundo de Promoção Desportiva na resolução do imbróglio, que felizmente ficaria ultrapassado precisamente devido ao inestimável comprometimento das partes envolvidas.
Assim e deste modo anotamos, sinceramente desagradados, as imperfeições da referida notícia que, infelizmente, foi reproduzida por mais outros órgãos de informação e gerou a injusta sensação de inoperância das entidades governamentais envolvidas, o que na verdade nunca sucedeu, bem antes pelo contrário.
Por último, o pedido de desculpas às sensibilidades envolvidas, incluindo a dos jovens atletas colocados perante indecorosa indecisão, antes de garantirmos que vamos continuar a recriar mecanismos cada vez mais responsáveis para filtrar as notícias antes de as mesmas serem veiculadas, reiterando com afinco o nosso comprometimento firme e inabalável com a verdade.
PS – Com vista a proporcionar tranquilidade à Selecção Nacional de Sub-20 e blindar o grupo de trabalho, a publicação desta nota foi embargada para depois da partida que garantiu a sua passagem à eliminatória seguinte, apesar de ter perdido em Port Louis por 1-2.
Fonte:Desafio