AFIRMA VICE-MINISTRA DO MJD: Medicina Desportiva é pilar fundamental
A VICE-MINISTRA da Juventude e Desporto, Ana Flávia Azinheira, disse ontem, em Maputo, na abertura do Curso de Medicina Desportiva, promovido pelo Instituto Nacional do Desporto (INADE) que a medicina desportiva é fundamental para o desenvolvimento do desporto.
Para a ministra a formação na área de medicina desportiva é de capital importância para o desenvolvimento do desporto, daí a pertinência deste tipo de iniciativas.
“Há atletas que terminam carreiras por falta de apoio e tratamento após contraírem lesões. Muitas das vezes os atletas é que cuidam de si mesmo quando contraem lesões, e consequentemente correndo o risco de agravá-las, daí a necessidade de formar mais profissionais na área para evitar esse tipo de situações”, apontou a vice-ministra.
Ana Flávia Azinheira espera que os participantes tirem o máximo proveito do curso, pois será um ganho para todos.
“Esperamos que este seja o início de um grande ciclo e que consigamos no fim dar um passo em frente no sentido de termos um maior número de médicos, fisioterapeutas e médicos formados e que os atletas, clubes e dirigentes tirem o máximo proveito”, frisou.
Realçou ainda que a medicina desportiva constitui também uma plataforma de emprego.
“A medicina desportiva oferece também uma plataforma como uma opção de emprego, pois é uma área que oferece várias oportunidades e se for devidamente valorizada pode ser bem aproveitada, sobretudo pelos jovens”, acrescentou.
Refira-se que o curso que ontem se iniciou prolongar-se-á até sexta-feira, e conta com cerca de 35 participantes, entre médicos, fisioterapeutas e massagistas em exercício nas selecções nacionais, clubes desportivos que militam nas ligas nacionais de futebol e de basquetebol e clubes que militam nas primeiras divisões provinciais.
Fonte:Jornal Noticias