A FEDEEMS NÃO CONVIDA ATLETAS - FERNANDO MIGUEL, PRESIDENTE DA FMN
O PRESIDENTE da FMN, Fernando Miguel, afirmou, por seu turno, que o assunto da Jéssica Cossa não deve ser discutido na Imprensa, sendo uma matéria que tem tratamento em sede própria. Disse ainda que FEDEEMS não convida atletas, sendo que, reconhecendo isso, contactou a FMN a pedir um atleta para fazer parte da delegação para as Universíadas de Guangjou, tendo a instituição que dirige indicado Elton Mangore, nadador do Golfinhos de Maputo.
“A Feedems não convida atletas, coordena com as federações sobretudo quando se trata deste de representar o país além-fronteiras. Não é possível um convite ser endereçado particularmente ao atleta. Não existe, por exemplo, a possibilidade de um agente desportivo de natação contactar uma entidade diferente da associação na qual está filiado sem intervenção da respectiva federação. Quando se trata de movimentar atletas de uma regiao para outra, ou de dentro para fora do país deve-se envolver sempre a federação. Não se trata de um Regulamento particular da FMN, mas sim duma orientação que está plasmada na Lei do Desporto. Esse convite que ocorre nestas circunstâncias que atleta menciona não tem valor legal, por isso que a FEDEEMS contactou a FMN”, esclareceu
Quanto ao método que a atleta e o seu respectivo treinador usaram para se inscreverem no evento, Fernando Miguel disse que o assunto está sendo tratado por uma comissão instaurada para o efeito.
“”Trata-se de um processo disciplinar que corre nos seus trâmites legais e a atleta será ouvida oportunamente. Não queremos, de qualquer modo, discutir esse assunto com ela na Imprensa. Não foi tomada nenhuma decisão penalizante, apenas não pode ser selecionada porque tem uma mancha. Ela não pode competir fora neste momento, mas penso que dentro do país sim, mas isso vai depender da decisão que sair da comissão. Ela não tem nenhuma sansão, é uma questão de disciplina”, elucidou.
SALVADOR NHANTUMBO
Fonte:Jornal Noticias