A aposta na formação já começa a dar frutos
NO rescaldo do Campeonato de Hóquei em Patins de seniores, que terminou sexta-feira, o presidente da Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), Nicolau Manjate, destacou o facto de terem estado presentes jovens hoquistas provenientes do projecto de massificação e revitalização das escolas de iniciação, iniciado em 2011, quando assumiu o cargo de dirigente máximo da modalidade.
“Fiquei muito satisfeito e até orgulhoso por ver que o projecto da formação já se faz sentir nos seniores. Foi visível no campeonato que hoje termina (sexta-feira) ver muitos jovens saídos das escolas da federação e dos clubes jogarem e demonstrarem o seu valor diante dos mais experientes. Penso que é o abrir de uma nova página da patinagem no país e deixa-me muito à vontade quanto ao futuro, pois por este andar é evidente que teremos um hóquei ainda mais competitivo”, afirmou.
Manjate mostrou-se igualmente satisfeito pelo facto de a Selecção Nacional poder contar no futuro, curto e médio prazos com jovens de enorme talento. “Realmente nós temos um talento natural para o hóquei. Vi aqui jovens com enorme margem de progressão e com capacidade para servir a selecção. Aliás, é fundamental contarmos com jogadores de qualidade por forma a fazer-se a rotatividade de jogadores. Porque, como deve perceber, os que agora estão na selecção chegará uma altura que devido à idade já não poderão dar o seu contributo, e para tal teremos que dar substitutos à altura”, disse.
O presidente da FMP elogiou ainda os clubes, nomeadamente Estrela Vermelha, Desportivo, Ferroviário, Académica, Koka Missava e Dom Bosco pelo trabalho que têm feito para o fortalecimento da modalidade e, no geral, deu os parabéns à família da modalidade pela entrega e ainda à Associação de Patinagem da Cidade de Maputo (APCM) por ter organizado com sucesso o campeonato.
“Todos juntos tornamo-nos mais fortes. Esta é a política que defendo e tem sido o segredo para que possamos ao longo do ano organizar muitas provas e com qualidade. Mais uma vez quero agradecer e elogiar a todos aqueles que fazem a modalidade. Falo de atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e adeptos da modalidade por perderem parte do seu tempo em prol do hóquei em patins”, frisou.
Fonte:Jornal Noticias