Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Moçambique estreia-se no Fed Cup

tenis.jpg

 

MOÇAMBIQUE marcará pela primeira vez presença no Fed Cup em ténis (fase africana), uma das provas femininas mais privilegiadas e de carácter mundial (grand slam) organizadas pela Federação Internacional de Ténis (ITF, sigla em Inglês), isto na qualidade de membro de pleno direito da organização. A competição realiza-se no próximo mês, em Montenegro.

 

Nesta competição Moçambique far-se-á presente por quatro tenistas, que serão seleccionados entre as que se destacarem nas competições realizadas no ano passado. Estas tenistas terão, segundo assegurou o presidente da Federação Moçambicana de Ténis (FMT), Valige Tauabo, estágio em Portugal.

 

Salientar que, no mesmo contexto, Moçambique far-se-á pela segunda vez no Davis Cup, que é a versão masculina do Fed Cup, prova também de “grand slam” na qual participam os melhores do mundo. Aliás, a primeira aparição de Moçambique nestes eventos de “grand slam” entanto que membro do Grupo “B” foi no Davis Cup, no ano passado, em Marrocos, através dos tenistas Feliciano dos Santos Josefa Simão, respectivamente campeão e vice-campeão, Frank Mata e Ataíde Mussagy, estes últimos nos Estados Unidos da América.

 

Estas são duas das tantas realizações previstas no calendário competitivo de 2015 tornado público esta semana pela Federação Moçambicana de Ténis (FMT). Para além dos campeonatos africanos de sub-14/16 e sub-18, a realizarem este mês e no próximo na Tunísia e Egipto, respectivamente, destacam-se o Circuito da África Austral de Sub-12 e 14, que Moçambique acolherá pela terceira vez consecutiva depois do ano passado; e Circuito Professional da ITF.

 

Das provas mais importantes previstas internamente estão os campeonatos nacionais de seniores e juniores e Torneio de Mestres, este último que apura o melhor tenista do ano, e mais dois pequenos torneios, designadamente “Dolce Vitta” e “Jonas Alberto”.

 

Entre essas realizações, estão também não de âmbito competitivo, nomeadamente cursos de administração em ténis, de tutores do “play and stay” (mini-ténis escolar) e de árbitros de nível I; início da legalização de núcleos provinciais em Sofala, Manica, Tete e Nampula; “workshops” para treinadores da região, com jornalistas e pais de encarregados de educação, lançamento do “play and stay”, inauguração de campos de ténis em Nampula e Pemba.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.