Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Centro de Medicina Desportiva funciona no Estádio do Zimpeto

O CENTRO de Medicina Desportiva entrou ontem em funcionamento com a inauguração oficial dirigida pelo ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Júnior, numa cerimónia que contou com a também presença do titular da pasta da Saúde, Alexandre Manguele, e de representantes das federações e associações desportivas, entre outras figuras nacionais e internacionais convidados para o efeito.

 

O Centro de Medicina Desportiva, consubstanciado na política estratégica do desenvolvimento do desporto e cujo projecto foi idealizado há anos, é uma instituição que está subordinada ao Instituto Nacional do Desporto (INADE), e vem preencher uma grande lacuna que existia no sistema desportivo nacional, nomeadamente a ausência de um laboratório para exames médicos dos atletas.

 

O centro conta com gabinetes médico e de antidoping, sala de fisioterapia, que abrange sectores de quimioterapia e de massagens, e ginásio para a recuperação física.

Segundo a doutora Adélia Ndeve, responsável pelo centro, a sala de antidoping vai servir como local de atendimento médico, quando não solicitado para os seus serviços específicos, acrescentando que é um dos maiores ganhos que o Centro de Medicina Desportiva trouxe, sendo um serviço obrigatório na prática desportiva.  

 

Adélia Ndeve anotou que a inauguração é a concretização de um sonho antigo, visando atender a saúde dos atletas e prestar cuidados clínicos especializados, quer no âmbito médico, quer na área de traumatologia. O centro, que contempla ainda uma sala de tratamentos e locais de observação, vai prestar serviços aos amadores e interessados.

A fonte falou do intercâmbio com o Instituto de Medicina Desportiva de Portugal para a formação de pessoal que trabalhará no Centro de Medicina Desportiva, atendendo que abrange áreas especializadas, o que exige também uma formação especializada.

 

Eles virão cá fazer a formação. Já vieram dar um curso de medicina desportiva. Aliás, há muita gente no sector da Saúde interessada em trabalhar nesta área de medicina desportiva”, ajuntou.

 

Ndeve anotou que o Centro de Medicina Desportiva vai, numa primeira fase, contar com a colaboração do Centro de Saúde do Zimpeto para afeitos de assistência, enquanto se forma o pessoal especializado para a área. 

 

Questionado sobre se as províncias seriam abrangidas neste processo, Ndeve salientou que o objectivo é ampliar, criar outros sectores, tendo em conta que o principal alvo neste processo é o atleta.

 

Já idealizámos, e o que estava previsto era ter centros de medicina desportiva também nas zonas norte e centro. Uma vez que as inspecções médicas são obrigatórias, teremos que ter 65 unidades sanitárias a funcionar. Aliás, antes do centro, temos unidades sanitárias e se for no âmbito específico melhor será”, concluiu.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

1 comentário

Comentar post