Desporto é um intrumento de unidade nacional e da paz - segundo Sumbana
O MINISTRO da Juventude e Desporto, Fernando Sumbana, procedeu na manhã de ontem, em Maputo, ao lançamento da Semana Nacional do Desporto, que terá lugar de 21 a 28 deste mês em todo o país, sob o lema “Desporto, Promovendo a Unidade Nacional e a Cultura de Paz”.
Na ocasião Sumbana vincou que a eférime é uma oportunidade para os desportistas nacionais fazeram uma reflexão séria e objectiva sobre o contributo que prestam no processo de desenvolvimento do desporto no país, para que seja realmente um verdadeiro veículo para a promoção de uma sociedade onde o mesmo (desporto) é verdadeiramente um instrumento de promoção da unidade nacional e da cultura de paz.
O ministro destacou o facto de a Semana Nacional do Desporto este ano ocorrer precisamente na mesma semana em que Maputo é a capital do basquetebol africano, com a realização do Afrobasket feminino. Uma oportunidade, prosseguiu o governante, para Moçambique e os moçambicanos, mais uma vez, vincarem a sua magnífica capacidade de organização de grandes eventos internaciona“Paralelamente, a Semana Nacional do Desporto acontece na mesma ocasião em que em Angola se disputa o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, no qual a nossa selecção, orgulhosa e sensacionalmente quarta melhor classificada do planeta, concorre mais uma vez aos melhores lugares do universo do hóquei patinado. Ocorre, igualmente, transcorridos alguns dias após a histórica qualificação da Selecção Nacional de Futebol para o CAN-Interno África do Sul-2014”, frisou.
Segundo Fernando Sumbana, estes acontecimentos que têm e tiveram o sublime mérito de unir os moçambicanos à sua volta e elevar ainda mais a sua auto-estima.
Continuou dizendo que “é neste contexto que olhamos para a Semana Nacional do Desporto como um momento, também, para, em paralelo com a massificação que julgamos ser fundamental para produzirmos a qualidade no nosso desporto, promovermos o convívio entre a sociedade civil e as Forças Armadas de Defesa de Moçambique”, destacou.
Vincou ainda que no desporto encontramos uma fonte para a prevenção de doenças, fonte de convívio e nos identificamos como moçambicanos sem quaisquer barreiras nem estratos sociais, para além de ocuparmos de forma sã os tempos livres das crianças, adolescentes e jovens.
A Semana Nacional do Desporto, que se inicia no dia 21 de Setembro, em todo o país, terá como ponto mais alto as cerimónias centrais na província de Maputo.
Refira-se que o no epílogo da efeméride realizar-se-á uma Légua na Matola e, no dia 28, um jogo de futebol integrado no projecto “Desporto e Cidadania”, no ENZ, entre equipas do Conselho de Ministros e dos Combatentes, a partir das nove horas.
Saliente-se que à margem do lançamento da Semana Nacional do Desporto, o ministro procedeu à entrega de material desportivo aos núcleos e associações das provinciais de Inhambane, Gaza, Maputo e da capital do país.
Fonte:Jornal Noticias