Selecção feminina termina estágio em Cuba
A EQUIPA feminina de basquetebol de seniores feminina é esperada hoje na capital do país, após cumprir um estágio de sensivelmente um mês em Cuba.
Com pouco mais de uma semana para o início do Afrobasket, prova que começa a ser disputada a partir do dia 20 em Maputo, a turma moçambicana inicia próximo sábado a última etapa de preparação já no pavilhão do Maxaquene, palco que acolherá o evento.
Serão cerca de sete dias de treino que a equipa nacional aproveitará para se adaptar ao renovado piso dos “tricolores” e afinar a pontaria, bem como aprimorar os níveis tácticos e técnicos.
Com ritmo competitivo praticamente afinado após cumprir estágios em três países: Japão, Portugal e Cuba, curiosamente de continentes diferentes, os treinos devem ser bem mais leves até para descomprimir à carga de treinos que trazem dos estágios nos países supracitados.
Moçambique fará as honras de abertura no dia 20 defrontando o Zimbabwe, teoricamente uma das mais acessivéis do grupo “B”, onde terá a companhia do Senegal, vice-campeã, Egipto, Costa do Marfim e Argélia.
Em relação à chegada das outras selecções, soube-se do presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, que são esperadas nos dias 17 e 18.
Angola, campeã africana, está no grupo “A” juntamente com o Mali, Camarões, Quénia, Cabo Verde e Nigéria.