Favoritos de costume assumem protagonismo
OS candidatos ao título do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo de seniores masculinos: Desportivo e Ferroviário não deixaram os seus créditos por mãos alheias tendo se estreado a vencer na jornada inaugural.
Na partida mais apetecível da ronda, o Ferroviário bateu o Costa do Sol, por 66-43. Tratou-se de uma partida muito bem disputada nos primeiros três períodos, até que no quatro, o último da contenda, os “locomotivas” dispararam para um triunfo de 23 pontos.
O Desportivo ombreou com Aeroporto, um adversário bem mais acessível, e arrancou sem muitas dificuldades uma vitória, por 63-42.
No entanto, a primeira ronda ficou incompleta, isto porque, os desafios: Maxaquene-A Politécnica e Bela Rosa-UP não se realizaram. Segundo esclarece o secretário-geral da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), Anastácio Monteiro, a direcção da APolitécnica não disponibilizou o pavilhão apontando como razão o facto de estarem de luto pela morte do seu ex-treinador e coordenador técnico, Alexandre Mata.
Desportivo e Ferroviário vão liderando, isolados, em seniores masculinos.
Em femininos decorreu o “clássico” do básquete nacional: Maxaquene-Desportivo com o triunfo a sorrir para a primeira equipa, por 57-45. Sem o grau competitivo de outros tempos este embate é sempre seguido com enorme expectativa pela rivalidade que “tricolores” e “alvi-negros” conservam há mais de três décadas para gáudio dos espectadores que presenciaram o encontro.
Bem menos suada foi a vitória do Ferroviário sobre APolitécnica B, por 52-33.As “locomotivas” lideram pelo facto de terem o melhor índice de pontos marcados e sofridos.