Conhecidos primeiros semifinalistas
As dúvidas quantos aos apuramentos para a fase seguinte (meias-finais) começaram a ser desfeitas ontem nalgumas modalidades. As equipas já apuradas amanhã fazem os últimos jogos a pensarem somente em fugir de adversários teoricamente mais difíceis.
Onde ainda reinam muitas dúvidas e por via disso os jogos da última jornada são encarados com alguma expectativa é no basquetebol e futebol masculinos pela série A. No basquetebol, a província de Maputo já está apurada faltando saber-se somente se vai em primeiro ou segundo. A outra vaga é disputada por três provinciais, nomeadamente Manica, Tete e Niassa. Na B a cidade de Maputo venceu Sofala e é neste momento líder com seis pontos, os mesmos da Zambézia. À espreita está Gaza, que ontem venceu Cabo Delgado.
Em femininos, na série A província de Maputo, com oito pontos, está melhor classificada. Manica, com sete, Nampula, com seis batem-se por outra vaga. Na série B está tudo em aberto por causa da vitória de Sofala ontem frente a cidade de Maputo. Nesta altura Sofala tem seis pontos mais um que a dupla Zambézia e cidade de Maputo.
No futebol na série A masculinos tudo ainda está aberto, pois ontem Inhambane e Maputo empataram sem golo somando agora oito pontos cada, mais um que Tete (7), que venceu Manica, por 1-0. Na B Sofala, com nove pontos, já está apurada e Cabo Delgado, com sete pontos, só precisa de um ponto para qualificar-se.
Já em femininos na série A avança a província de Maputo, que com a vitória de ontem frente a Inhambane passa a somar 10 pontos, mais um que Manica e a quatro do seu adversário de ontem. Na B a cidade de Maputo está com sete pontos e em melhores condições de avançar. Na luta ainda estão ainda as selecções de Sofala, com cinco pontos, Zambézia e Cabo Delgado com quatro cada.
No andebol já estão qualificadas as selecções provinciais de Maputo (em ambos os sexos). Em masculinos província de Maputo e Manica deverão realizar o jogo da última jornada apenas para se decidir quem avança em primeiro e em segundo pela série A. Na série B Gaza e Sofala estão nas meias-finais. A dúvida está apenas em saber a equipa que vai em primeiro.
Em femininos pela série A até agora apenas Inhambane garantiu uma vaga, deixando província de Maputo e Manica a discussão da última vaga, facto que acontecerá amanha quando jogaram entre si. Gaza e cidade de Maputo avançam na B faltando saber quem segue em primeiro.
No voleibol masculino, Manica já garantiu a sua vaga, na série A, com a vitória (3-2) registada ontem por Inhambane diante da província de Maputo coloca os representantes da terra de boa gente mais próximos de ocupar a segunda vaga, que até ontem parecia destinada a Maputo pela série A. Na B Zambézia e Cabo Delgado estão em melhores condições de garantir o apuramento.
Em femininos na série A a luta é tripartida, mas Inhambane está melhor depois de ter vencido Maputo província outro concorrente directo. Completa a lista dos candidatos Manica que ontem venceu Tete. Na série B seguem cidade de Maputo e Zambézia faltando saber quem segue em primeiro.