HCB, 1-Estrela da Beira,1: Empate com sabor a derrota
A FORMAÇÃO da HCB, que esta temporada está a caminhar bem até ao momento no presente Moçambola, teve que suar bem para conseguir o empate com o Estrela Vermelha da Beira, no primeiro dos dois jogos a se realizarem no Estádio 27 de Novembro, na vila do Songo, completamente deserto, sem o seu público, devido a uma punição decretada pela Liga Moçambicana de Futebol em consequência dos desacatos protagonizados pelos seus adeptos à equipa de arbitragem no jogo da oitava jornada frente ao Chingale.
Como é de costume, jogar no relvado da HCB é complicado devido a factores que tem a ver com a altitude, os jogadores do Estrela Vermelha da Beira entraram completamente desembaraçados e decididos a discutir o jogo de igual para igual.Enquanto a HCB ainda estava a estudar o adversário, os beirenses foram os primeiros a darem o aviso, pois circulavam num à vontade no meio campo contrário.
Como resultado deste pressing, aos 22 minutos, numa jogada de contra-ataque, Óscar apareceu na área a cabecear por cima do travessão.
A HCB não acertava e a defensiva do Estrela passeava a sua classe, pois, nem Jacob, Nicholas e muito menos Babo conseguia atravessar a aranha montada pelo banco técnico do Estrela Vermelha.
Todas as jogadas da HCB morriam no meio campo do Estrela onde sempre que os pontas-de-lança da barragem tentavam constituir um perigo lá estava um defensor do Estrela a evitar o perigo. A equipa avermelhada da Beira optou por um sistema de ataque e defesa em bloco o que não permitiu a HCB esboçar o seu estilo de jogo.
No segundo tempo, o Estrela veio mais confiante e logo na sua primeira jogada de ataque marcou por Quaresma, isto aos 49 minutos.
Dois minutos volvidos esteve à vista o segundo golo, aos 52 minutos, quando Quaresma, no vértice esquerdo da grande área, atirou forte para uma defesa apertada de Soarito.
A HCB já denotava certa fadiga. O técnico zambiano Nyerenda não descansou. Fez algumas alterações e foi assim que a equipa começou a corrigir alguns erros no seu meio campo, com a entrada de Henry e Lewis, mas os homens do Estrela já optavam pelo “cai cai”, simulando pequenas lesões como forma de travar a fúria dos donos da casa.
Mesmo assim, aos 59 minutos a HCB chegou ao empate por intermédio de Ussama.O golo galvanizou a HCB, que tentou ainda tentou a vitória que não conseguiu.A arbitragem, tirando alguns pequenos erros, não influenciou no resultado.
FICHA TÉCNICA
ÁRBITRO: Amosse Lázaro, auxiliado por Arsénio Marrengula, Alberto Miambo. César Colar foi o 4º árbitro.
HCB: Soarito; Antoninho, Narciso, Fabrice, Mucuapel, Ussama, Aurito, Luís (Zuma), Babo, Jacob (Lewis), Nicholas (Henry).
Estrela Vermelha: Tchandó, Hagy, Bher, Samito, Mitheland, Buda (Santos), Óscar, Carlos, Quaresma (Paiva), Dário (Zundro) e Betinho.
Golos: Quaresma aos 49 minutos e Ussama aos 59 minutos
Fonte:Jornal Noticias