“Nacionais” de ténis em Nampula
OS campeonatos nacionais de ténis, nas categorias de seniores e juniores, terão lugar este ano em Nampula, segundo deu a conhecer o presidente da Federação Moçambicana da modalidade (FMT), Valige Tauabo, confirmando contactos com a Universidade Unilúrio, na capital provincial, com vista à utilização dos “courts” em construção naquele estabelecimento de ensino.
O vice-presidente da FMT, Jonas Alberto, esteve fim-de-semana em Nampula, onde manteve encontro com a direcção da Universidade Unilúrio com vista a avaliar os termos de compromisso, condições logísticas e de alojamento.Os “courts” estarão prontos dentro dos próximos meses e os “nacionais” deverão acontecer em Novembro.
Esta é a primeira vez que os “nacionais” de Ténis são projectados para Nampula. Aliás, Nampula é a terceira cidade, fora de Maputo, a acolher o evento depois de Lichinga e Pemba. Isso acontece numa altura em que o número de praticantes da modalidade aumenta desde que foi criada a associação provincial há poucos anos.
“PLAY AND STAY”
Paralelamente à preparação dos “nacionais”, a Federação de Ténis procedeu à distribuição de material para o “play and stay”, um projecto sustentado pela Federação Internacional da modalidade (ITF) para atletas até aos 10 anos com vista à prospecção de talentos.
Jonas Alberto entregou bolas e raquetes à Associação de Nampula para o projecto, que consiste em prática de iniciação em campos de salão ou de terra batida. Em Nampula, o projecto será implementado nos campos mistos do Conselho Municipal e nalgumas escolas.
Com o mesmo objectivo, o vice-presidente para a alta-competição, Virgílio Tivane, esteve fim-de-semana em Manica, onde entregou bolas, raquetes e redes ao Núcleo de Ténis em Chimoio para ser canalizado a algumas escolas primárias.
Fonte:Jornal Noticias