Golfinhos voltam à ribalta
QUIS o destino que mais uma edição da Travessia Ka Tembe-Maputo em natação em águas abertas, fosse dominada pelo Clube Golfinhos de Maputo e, para apimentar isso pelo mesmos atletas que por coincidência são iramos.
Trata-se de Valdo e Raquel Lourenço que venceram em masculinos e femininos respectivamente. Na prova que teve lugar último sábado por ocasião dos 125 anos da cidade de Maputo, os iramos Lourenço revalidaram os títulos conseguidos na edição de 2011, arrecadando um total de 52 mil Meticais de prémio.
Valdo Lourenço precisou de 41 minutos, seis segundos e noventa e um centésimos para suplantar a oposição, enquanto Raquel necessitou de quarenta e seis minutos, quarenta segundos e noventa e nove centésimos para vencer a prova em femininos.Recorde-se que o ano passado o primeiro a chegar a meta foi Raquel e este ano inverteu-se a ordem.
Em segundo lugar, masculinos federados, ficou Elton Mangore com o tempo de 44. 56 e seis centésimos, enquanto Muino Takidir quedou no terceiro lugar. Em femininos, o segundo posto coube a Jéssica Cossa com o tempo de 46.47. 99 centésimos, sendo que o terceiro lugar pertenceu a Faina Sabate, com 46.42 e 23 centésimos.
Neste género não houve prova em populares devido á falta de atletas inscritos. A única que estava registada para a prova não conseguiu chegar sequer atingir a meta.
Já em populares masculinos, António Branco foi o vencedor com um tempo estimado em 45.54 e 46 centésimos. O segundo coube á Nuno neves com 46.05.96 centésimos, sendo que Patrício Vera caiu no terceiro posto com 46.10 e sete centésimos.São tempos que ilustram o quão foi equilibrada a contenda que segundo a organização não teve incidentes dignos de registo.
Segundo a Associação de Natação da Cidade de Maputo participaram da prova 125 atletas, dos quais apenas 97 chegaram á meta, sendo que os restantes foram recolhidos pelas equipas de socorros por incapacidade de dar continuidade á corrida.Dos participantes, 37 são populares, dos quais 26 são masculinos, e os restantes são federados.