Judocas já trabalham para o “Africano”
EM Abril próximo a capital do país viverá mais um momento sublime no panorama desportivo internacional ao sediar o Campeonato Africano de Judo de seniores masculinos e femininos.
Na condição de anfitrião, a aposta na conquista de uma medalha ganha contornos acrescidos pelo que os judocas nacionais, quando faltam cerca de cinco meses para o início do evento, já trabalham arduamente com maior incidência no aprimoramento físico.
A equipa moçambicana é composta por cinco judocas que defenderam as cores nacionais nos Jogos Africanos, realizados na capital do país em Setembro do ano passado, nomeadamente Neuso Sigauque (- 63 quilos); Bruno Luzia (- 69), Edson Madeira (- 73), Leopoldo Tanque (- 81) e Micael Fumo (- 91).
A preparação decorre no ginásio do Clube Naval sob as ordens de três treinadores. Trata-se de Sérgio Zubane, Pedro Alves e Ivans Chaúque.
Por força da experiência adquirida nos Jogos Africanos, em particular, onde tiveram de enfrentar os melhores judocas do continente, é de se esperar uma melhor prestação dos atletas nacionais. Neuso Sigauque, que representou o país nos Jogos Olímpicos, recentemente disputados em Londres, traz uma carga motivacional acrescida.
Dentre este leque de atletas há ainda de realçar o regresso de Edson Madeira aos treinos. O judoca havia se lesionado numa das costelas e parece estar recuperado e disposto a voltar a ter bons resultados, tal como aconteceu em 2007 em Argel quando ocupou o quarto lugar nos Jogos Africanos.
Fonte:Jornal Noticias