Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Sofala elege nova direcção

A ASSOCIAÇÃO Provincial de Atletismo de Sofala (APAS) elege no sábado a sua nova direcção que deverá substituir o elenco de Amílcar Sabido, que está há quase dez anos fora de mandato. O escrutínio será realizado em assembleia-geral extraordinária, que terá lugar no Pavilhão dos Desportos da Beira.

 

Neste momento, há duas figuras que já submeteram as suas candidaturas, nomeadamente Tomás Frechaut, licenciado em educação física pela Universidade Pedagógica da Beira, e Simião Chissano, electricista afecto à Electricidade de Moçambique, ambos ex-praticantes de atletismo em Sofala.

 

 

Em conversa com a nossa Reportagem, Tomás Frechaut afirmou que no seu manifesto eleitoral constam como prioridades a legalização jurídica da associação e a promoção de campeonatos e léguas provinciais nas diferentes categorias, de forma a revolucionar o atletismo nesta parcela do país, que outrora foi uma referência nesta modalidade.

 

 

O candidato disse também que, caso seja eleito, estabelecerá parcerias com empresas públicas e privadas para o desenvolvimento do atletismo, criará núcleos nos distritos com o envolvimento de professores de educação física.

 

 

Estabeleceremos parcerias com as direcções distritais da Educação e Cultura e Juventude e Desportos para a formação e pesquisa de talentos; estabeleceremos ainda parceria com a faculdade de educação física e desportos da Universidade Pedagógica (UP) da Beira para a formação, monitoria e avaliação das actividades inerentes ao atletismo; os estabelecimentos de ensino serão envolvidos directamente na promoção desta modalidade através dos professores de educação física”, destacou acrescentando que haverá intercâmbios regionais de atletismo e incentivará os clubes e empresas a terem equipas desta modalidade.

 

 

No nosso mandato, trabalharemos também em colaboração com o Núcleo Provincial de Combate ao Sida, a Direcção Provincial da Saúde, Gabinete Provincial de Combate à Droga e outros sectores, pois, o atletismo é um meio útil na promoção de práticas que desviem os jovens de maus hábitos”, anotou Frechaut.

 

 

A lista de Tomás Frechaut está assim composta: Mesa da Assembleia: Rita Macamo (presidente), Maria Semedo (vice-presidente) e António Semente (secretário); Direcção: Tomás Frechaut (presidente), Luela Said (vice-presidente), Felisberto Mata (secretário-geral), Dércia Barreto (tesoureira) e Suzana Espada (vogal); Conselho Técnico e Área de Formação: Carlos Rodrigues (presidente), Silvestre (vice-presidente), Óscar Bire de Sousa (secretário) e Wilson da Silva e todos chefes dos núcleos distritais (vogais); Conselho Fiscal e Jurisdicional: José Guerra (presidente), Emidea Xadreque (vice-presidente), Januário Ngenga (secretário) e Joaquim António Buca (vogais); Marketing e Imagem, Manuel Filimone (presidente), Maria Luisa Matias (vice-presidente), Osvaldo Francisco Raposo (secretário) e José António Simbe (vogal); Informação: Julião Carlos (presidente), Nelo Armando (vice-presidente) e Pedro Ferrão (secretário).

 

 

Por sua vez, Simião Chissano candidata-se com o objectivo de massificar o atletismo em Sofala, com destaque para as camadas de formação. Afirmou que este desporto encontra-se actualmente numa situação triste nesta província, daí que “queremos aumentar o número de clubes filiados através de acordos com escolas e empresas, caso sejamos eleitos criaremos condições para a prática de atletismo nos bairros para a descoberta de talentos, abriremos núcleos nos locais de trabalho, vamos criar também comissões distritais de atletismo. Iremos incentivar os clubes através de competições de âmbito provincial e nacional, criaremos condições de enquadramento de novos talentos”.

 

 

Chissano acrescentou que, a nível dos distritos, está prevista a promoção da prática de atletismo e consequentemente o aparecimento e consolidação de núcleos distritais de atletismo apoiando-os tecnicamente.No que diz respeito às competições, a fonte referiu que está planificada a organização de campeonatos de pista, estrada e corta-mato na cidade da Beira e nos distritos.

 

 

Também serão promovidos cursos de formação permanentes de treinadores e juízes cronometristas para melhorar o desempenho do atletismo.

Questionado sobre onde é que irá buscar meios para a concretização do que consta no seu manifesto, ele respondeu que há parceiros que estão interessados em apoiar, e outros ainda poderão ser aproximados. Aliás, “consta no nosso manifesto o diálogo permanente com os diversos agentes desportivos e empresariais”, segundo acrescentou.

 

 

Eis lista de Simião Chissano: Direcçao: Simião Chissano (presidente), José Cabral (vice-presidente), Titos Mulinga (secretário-geral), Sérgio Manuel (secretário-geral-adjunto) e Manuel Figueiredo (tesoureiro); Direcçao Tecnica: Justino Daniel (presidente), Naftal Matune (vice-presidente) e Diana Solange (secretária); Conselho Fiscal: Augusto Salimo (vice-presidente), Victorina Domingos (secretário) e Manuel Chuva (primeiro vogal), falta indicar o preisdente; Conselho Jurisdicional: Sérgio Manuel (presidente), Ambaco Manuel (vice-presidente) e Anabela Meque (secretário); Formaçao: Domingos Simião Langa (presidente), Justino Daniel (vice-presidente) e falta idicar o secretário; Iniciaçao: Júlia David (presidente), Zimbabre (vice-presidente), Manuel Mixeque (secretário) e Chaibo Tembo (técnico); Alta Competiçao: Naftal Matune (presidente) e Angelina de Deus (vice-presidente), ainda por indicar o secretário; Comissao de Juizes de Cronometristas: Dias Sigauque (presidente), Jorge Couto (vice-presidente) e André Costa (secretário), Marketing: Francisco Mauane (presidente) e Rogério José(vice-presidente).
Fonte: Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.