Matchedje virtual campeão da Cidade de Maputo
O MATCHEDJE sagrou-se na tarde de ontem virtual campeão de futebol da cidade de Maputo ao derrotar 1º de Maio, por 2-1, em partida da 21ª jornada (penúltima) da prova realizada no Estádio da Machava.
Com a vitória, o Matchedje destronou o Mahafil que, por seu turno, perdeu com a turma do Vulcano, curiosamente por 2-1. Os “militares”, que antes da realização desta jornada ocupavam a segunda posição com menos um ponto que Mahafil, somam agora 43 pontos, contra 41 da segunda formação, que infelizmente já concluiu os seus jogos. Ou seja, fica de fora na última ronda devido ao número ímpar de participantes no campeonato.
O Matchedje vai defrontar Águias Especiais, na derradeira jornada, a realizar-se no fim-de-semana, para a consagração do título, que lhe dá direito de participar na “poule” de apuramento para o Moçambola-2013.Recordar que os “militares” foram despromovidos desta que é a maior prova futebolística nacional no ano passado.
Matchedje – 1º de Maio (2-1)
Académica – Estrela Vermelha (2-1)
Fer. das Mahotas – Beira Mar (4-1)
Mahafil – Vulcano (1-2)
Águias Especiais – Cape Cape (3-4)
Província de Maputo: MG soma e segue
A Liga MG da Matola não desata no Campeonato Provincial de Maputo. No fim-de-semana não se fez de rogado e venceu o Ntumbuluku FC, por três bolas a uma, em jogo em atraso, o que lhe permitiu alargar a sua vantagem em relação ao segundo classificado, o Infulene.Com este resultado, os pupilos de Gentil Escrivão passam a somar 41 pontos, mais quatro que o Infulene. O Benfica de Marracuene beneficiou-se da falta de comparência do Liberbulls para amealhar os três pontos em disputa.
CLASSIFICAÇÃO
MG 41 pontos
Infulene 37
Djuba 35
Desportivo da Matola 27
Clube da Manhiça 18
Porto 18
Ntumbuluku 17
Benfica 16
Binó 4
Liberbulls 1 ponto
Gaza: Ferroviário descarrila
Ao cabo de 22.ª jornada, os “locomotivas” de Gaza sofreram derrota. O carrasco foi a AD de Chókwè, que venceu, por duas bolas a uma, ao já campeão Ferroviário.O Mandlakaze, por sua vez, aproveitou o descarrilamento do Ferroviário para reduzir a desvantagem pontual, vencendo o Costa do Sol, por dois a um.
Mas o destaque nesta ronda, por sinal a derradeira, vai para a goleada do Clube de Gaza ao Estrela Vermelha, por humilhantes oito a zero. Terminou empatado o embate Massingir-Ferroviário de Mabalane a uma bola. O Chibutense sofreu bastante para levar de vencida a aguerrida equipa do Clube do Bilene, por 4-3.
CLASSIFICAÇÃO
Ferroviário de Gaza 53 pontos
Mandlakaze 47
Clube de Gaza 31
Clube de Bilene 30
Mabalane 29
Teka Mahala 27
AD Chókwè 25
Chibutense 23
Massingir 20
Costa do Sol 17
Estrela Vermelha 4 pontos
Manica: Textáfrica espreita o título
Os “fabris” do planalto estão a uma vitória de se sagrarem campeões provinciais de Manica depois do triunfo, no fim-de-semana, diante do Gold Star, por uma bola sem concorrência, em partida pontuável para 19.ª jornada.
A três jornadas para a conclusão da prova, os “fabris” conservam uma vantagem de nove pontos sobre o segundo classificado, Atlético de Gondola, dai que se pode dizer que só um milagre pode tirar o canecão ao Textáfrica, até porque um empate é bastante para a conquista do título.
A 19.ª ronda ficou igualmente marcada pelos seguintes resultados: Liga Muçulmana, 2-Leões de Vumba, 2. Pipeline, 1-Desportivo de Manica, 0. Chimoio FC, 1-Atlético de Gondola, 1. Matchedje, 4- Messica, 5.Textáfrica soma 48 pontos, me primeiro, o Gondola segue em segundo com 39. Gold Star tem 38. Liga Muçulmana 31, Pipeline 30, desportivo de Manica, 28, Chimoio FC 27, Aklin 17, Messica 16, Vumba 13 e Matchedje 10 pontos.ampula: Ferrovário de Nacala aperta.
Nampula: Ferrovário de Nacala aperta
O Ferroviário de Nacala aproxima-se perigosamente do comando do Campeonato Provincial de Futebol de Nampula, o “Nampulense”. Os “locomotivas” aproveitaram-se do deslize do Desportivo também de Nacala na recepção ao Sporting de Monapo, partida na qual os “canarinhos” perderam, por uma bola sem resposta, para reduzir a desvantagem pontual de quatro para um ponto.
Assim, o Desportivo somou a sua primeira derrota no “Nampulense”, contundo continua líder da prova com 45 pontos, mais um que o Ferroviário em segundo ao cabo de 24 jornadas. Para além da surpreendente derrota do líder diante do Sporting de Monapo, o destaque vai ainda para a vitória do Ferroviário de Nacala ante o Benfica de Monapo, por duas bolas sem concorrência.
Casa Issufo averbou uma falta de comparência no embate que devia travar com Benfica de Moma. Moçambique FC venceu Benfica de Nampula, por dois a zero, enquanto Sporting e Hospital, ambos de Nampula, empataram a uma bola.
CLASSIFICAÇÃO
Desp. Nacala 45 pontos
Fer. Nacala 44
Sporting de Monapo 40
Benfica de Monapo 36
Sporting de Nampula 29
Hospital 28
Benfica de Moma 30
Benfica de Nampula 24
Sporting de Angoche 15
Moçambique FC 15
Casa Issufo 13
Benfica de Angoche 12
Liga Muçulmana 0
Fonte:Jornal Noticias