Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Recomendações/propostas do Conselho Técnico do INADE: Federações no mesmo edifício

A PRIMEIRA Sessão do Conselho Técnico do Instituto Nacional do Desporto (INADE) que juntou mais de 100 desportistas culminou com recomendações, constatações e decisões de vária ordem ao INADE por parte dos participantes, onde se destaca a ideia de se juntar todas as federações no mesmo edifício e criação da figura do animador e a inclusão das academias no financiamento do Movimento Associativo Desportivo por parte do Governo.

 

A iniciativa de instalação das federações no mesmo edifício é do INADE e, visa conferi-los comodidade, melhores condições de trabalho e operacionais, o que permitirá que disponham de uma secretaria comum, para facilitar a sua localização.O INADE decidiu ainda criar a figura de animador desportivo que visa a prossecução das actividades desportivas a nível comunitário.

 

 

Em relação às academias, o Conselho Técnico é de opinião que elas devem beneficiar do financiamento do Governo, através do Fundo de Promoção Desportiva, pois elas são as sementes do nosso desporto, através da formação de atletas.

 

 

Ainda nesta reunião, constatou-se que o Governo só apoia federações, deixando de lado as associações provinciais, quando são elas que organizam competições. O INADE foi recomendado a utilizar os valores dos contratos-programa de forma racional para permitir a maximização dos meios ao bem do desporto.Constatou-se, por outro lado, que a avaliação do desempenho das federações e do movimento associativo desportivo deve ser em consonância com os ciclos olímpicos.

 

 

Em relação à Missão Moçambique, uma plataforma do Governo que visa garantir a preparação dos atletas e respectivas selecções nacionais, os membros do Conselho Técnico sugeriram que para que tenha melhor desempenho, a Missão devia colher experiências de outros países     que têm uma estrutura similar com o nosso.

 

 

No que diz respeito à massificação do desporto, o Conselho Técnico constatou que este projecto não deve priorizar somente os distritos e localidades, mas também as zonas urbanas uma vez que detêm muitas infra-estruturas desportivas. Sugeriu igualmente que a priorização das modalidades desportivas devia ser feita em função do nível organizacional de cada uma e frequência da sua prática em cada região.

 

 

O Conselho desafiou o INADE a estreitar laços de cooperação com os governos locais e os municípios de modo a garantir a manutenção de espaços reservados à construção das infra-estruturas desportivas, para além de coordenar com as federações e clubes para a detecção, selecção e encaminhamento dos talentos que despontam nas comunidades.Por fim, o INADE foi desafiado a entrar em colaboração com os Ministérios da Saúde e da Educação para desenhar estratégias para minorar o mal decorrente do consumo do álcool por parte dos atletas.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.