Em África mandámos nós
CONFIRMOU-SE. Moçambique é terceiro classificado no quadro geral de medalhas da VIII edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que terminaram domingo em Mafra, Lisboa, Portugal.
Mas, mais do que isso, é o primeiro classificado dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP), depois de ter superado Angola, que no quadro geral ficou em quarto lugar e no continente em segundo.
Com um total de 16 medalhas: duas de ouro, seis de prata e oito de bronze, Moçambique só foi superado por Portugal, vencedor desta edição, que conseguiu amealhar 27 (17 de ouro, seis de prata e quatro de bronze) e Brasil, que conquistou 23 (sete de ouro, 11 de prata e cinco de bronze).
Angola ficou mais abaixo na classificação com 11 medalhas: uma de ouro, duas de prata e oito de bronze. Cabo Verde ficou em quinto, com quatro: uma de prata e três de bronze, enquanto Timor Leste, que só participou com o futebol, acabou se posicionando em penúltimo, com uma medalha de prata, numa vez que foi finalista vencido por Portugal.São Tomé e Príncipe terminou em último sem nenhuma medalha, apesar de ter tomado parte em quase todas as modalidades.
Fonte:Jornal Noticias