Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Moçambique terá programa nacional

Pedrito Caetano

MOÇAMBIQUE poderá passar a contar, num futuro breve, com um Programa Nacional de Distribuição de Material Desportivo. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos que prevê fazer chegar o referido material  a todo o país, com destaque para as zonas mais recônditas, como forma de massificar diferentes modalidades praticadas no solo pátrio.

 

Este facto foi revelado pelo Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, em conferência de Imprensa realizada no posto administrativo de
Muxúnguè, distrito de Chibabava, em Sofala, e que marcou o término da sua visita de trabalho àquela província do centro do país.

 

 

Para o efeito, Pedrito Caetano anunciou que uma equipa multissectorial, que envolve técnicos do Departamento de Desportos do seu pelouro, do Fundo de Prom

 

 

 

oção Desportiva, entre outras áreas afins, está a trabalhar no assunto que culminará com o desenho final do programa em alusão.

 

Caetano explicou, a propósito, que  um dos pilares do programa será o fabrico de material desportivo no país, com destaque para as bolas, para principais modalidades praticadas em Moçambique, como são os casos de futebol, basquetebol,
voleibol, entre outras.

 

O Ministro da Juventude e Desportos reconheceu, entretanto, que há défice de material desportivo no país, sobretudo nas zonas do
interior, onde, por sinal, existe um número invejável de talentos. Aliás, o distrito de Chibabava, última escala da sua visita a Sofala, é exemplo disso.
 
Em mensagem lida na ocasião, o núcleo local de futebol revelou que possuía apenas duas bolas para dar resposta a um campeonato que envolve 12 equipas. Para tal, vezes há em que um jogo se inicia tarde porque se espera pelo término de uma partida que está a decorrer numa localidade próxima, para depois os artistas utilizarem a mesma bola.

O titular da pasta da Juventude e Desporto assegurou, num outro desenvolvimento, que com a criação do Programa Nacional de Distribuição de Material Desportivo, o problema passará para a história. 

 

Mesmo assim, o ministro da Juventude e Desportos ofereceu 30  bolas de futebol a diferentes núcleos dos distritos de Marínguè, Nhamatanda e Chibabava. O mesmo gesto abrangeu os praticantes dos distritos da província de Manica por ele visitados.
 
 
 
Fonte:Jornal Noticias