Envolvendo escolas secundária da cidade e província de Maputo: Emoções de básquete “show” de regresso
O TORNEIO interescolar mais conhecido por basquete show regressa no próximo sábado com o envolvimento de 16 equipas da província e cidade de Maputo.
Com efeito, durante a semana passada decorreu o clinic, uma palestra coordenada pelos organizadores da prova com vista a actualizar os técnicos as
novas regras de basquetebol.Este ano e pela primeira vez na história, haverá torneio feminino, o qual será disputado por apenas quatro equipas, nomeadamente Escolas Secundárias da Polana, da Matola, do Estrela Vermelha e da Avenida Eduardo Mondlane.
Já em masculinos, os participantes serão as Escolas Secundárias Eduardo Mondlane, Estrela Vermelha, Noroeste um e dois, Avenida Eduardo Mondlane, Colégio Kitabu, Polana, Josina Machel, Francisco Manyanga, Malhazine, Zona Verde e Matola, estas duas últimas da província de Maputo.
O torneio masculino arranca no dia 30, enquanto o feminino arranca no dia 28 de Julho. O encerramento está marcado para o dia 25 de Agosto.
Na edição deste ano, apenas os atletas nascidos entre 1996 e 1997 é que deverão tomar parte do evento, ou seja 16 anos é a idade limite.
O Basquete show foi instituído em 2007, ano em que a Escola Secundária Estrela Vermelha sagrou-se vencedora do torneio. Nas edições de 2008 e 2009, a Escola Secundária da Matola ganhou o evento, e em 2010 a Josina Machel é que cometeu a proeza, para em 2011, a Matola recuperar o título.
O torneio é organizado pelo Ministério da Educação em coordenação com as direcções provinciais de educação da cidade e província de Maputo.