Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Praticantes terão estatuto especial

O PAÍS poderá passar a contar, ainda este ano, com o Estatuto do Praticante de Desporto de Alta Competição. A iniciativa é do Ministério da Juventude e Desportos e já está numa fase avançada de sua elaboração, podendo, brevemente, ser submetido ao Conselho de Ministros para a sua posterior aprovação.

 

O PAÍS poderá passar a contar, ainda este ano, com o Estatuto do Praticante de Desporto de AltaEsta informação foi revelada há dias pelo Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, num encontro que manteve com as associações juvenis e desportivas da província de Manica, cujo evento aconteceu na cidade de Chimoio, no âmbito da sua visita de trabalha àquela região do centro do país.

 

Pedrito Caetano reagia assim a uma questão colocada por um xadrezista local segundo a qual  os atletas da alta competição desta modalidade têm sido relegado para o último plano mesmo com os  bons resultados que trazem para o país.

 

Ainda a propósito, o xadrezista em alusão pediu ao ministro Caetano para que o seu pelouro olhasse com uma atenção especial tanto ao xadrez como outras modalidades que têm trazido glórias ao país sem que, no entanto, tenha havido uma contribuição plausível do Executivo, sobretudo no que tange à ajuda em termos materiais.

 

Diante disso, Caetano reconheceu que há atletas ou modalidades que têm trazido glórias ao país sem uma forte intervenção do Governo, mas aclarou que tal tem dias contados pelo facto de alegadamente já existir um instrumento em
preparação para que o praticante de alta competição tenha um estatuto especial.

 

Este não é só o problema do xadrez que clama por apoio material e insentivo aos atletas. Há muitos outros, só que o problema é a falta de instrumentos reguladores. Mas isso tem dias contados porque ainda este ano teremos o Estatuto do Praticante do Desporto para Alta Competição que trará muitas vantagens e resolverá de uma vez por todas estas questões”, assegurou Caetano.

 

Sobre o assunto, o ministro da Juventude e Desportos anunciou ainda que tal estatuto contempla, entre outras coisas, bolsas de estudos para bons atletas, pagamento de despesas ligadas ao treinamento e escolararidade, com o intuito de projeger os talentos e/ou craques nacionais.

 

Uma das coisas que queremos fazer é proteger cada vez mais os nossos talentos, por isso que passaremos a ter centros de excelência e a nossa província de Manica é a primeira a beneficiar disso e estará localizado em Gondola. Portanto, vamos transformar o campo polivante do clube Ferroviário nessas infra-estruturas de excelência. Outro passo será a aprovação deste Estatuto para o Praticante de Alta Competição”, realçou o ministro da Juventude e Desportos.
 
 
Fonte:Jornal Noticias