Apuramento será por eliminatórias
O APURAMENTO ao Campeonato do Mundo de Futsal, a nível da zona africana, será por eliminatórias e não por sistema de todos contra todos, como estava previsto anteriormente. A alteração do molde de disputa deve-se ao facto de Angola ter desistido de acolher o Campeonato Africano por razões organizacionais. Assim, a selecção nacional aguarda pela realização do sorteio, que deve acontecer no próximo mês, para saber quem será o seu adversário.
As eliminatórias serão disputadas dentro e fora de casa, até se encontrar os finalistas que carimbam o passaporte para o Mundial, a disputar-se na Tailândia, de 2 a 18 de Novembro, o mesmo acontecendo com o terceiro classificado, que também assegura a qualificação.
Egipto, Líbia, Angola e Zâmbia são os principais concorrentes de Moçambique na corrida rumo ao maior evento mundial da modalidade, que já tem como apurados a Tailândia, na qualidade de anfitriã, e as Ilhas Salomão, vencedor da fase de qualificação da Oceânia.
O continente europeu apurará sete países que sairão dos “play-offs”, a disputarem-se de 25 a 28 Março (primeira “mão”) e 8 a 11 Abril (segunda), contemplando os jogos Noruega-Itália, Eslovénia-Rep. Checa, Azerbaijão-Rússia, Eslováquia-Espanha, Hungria-Sérvia, Bielorrússia-Portugal e Roménia-Ucrânia.
Da zona da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas) saem quatro equipas, o mesmo número da Ásia e da CONMEBOL (América do Sul), perfazendo um total de 24 selecções.
Fonte:Jornal Noticias