Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Andebol agita jovens na Matola

DECORRE desde 26 de Novembro o II Torneio Infanto-Juvenil da Cidade da Matola em andebol envolvendo a pequenada dos 12 ao 14 anos pertencente a várias escolas primárias locais, nomeadamente Matola C, Ngungunhane, Bagamoio, Tunduro, Matola D, Matola H e Abubacar, mais as secundárias da Matola e da Liberdade.

 

O torneio, que se prolongará até 23 de Dezembro de 2011, conta com a participação de 18 equipas, sendo 10 masculinas e as restantes femininas, totalizando um universo de 250 atletas.

 

 

Este evento é promovido pela Associação de Andebol da Cidade do Maputo (APAND) e tem como principais objectivos massificar a modalidade a curto prazo, potenciar os campeonatos dos Jogos Desportivos Escolares, preparar atletas para os próximos Jogos da CPLP, projectar jogadores para representar a província no desporto federado, isto a médio prazo e transformar Matola em capital de andebol, a longo prazo.

O evento será acompanhado por palestras com a finalidade de associar a componente educativa com temas como direitos da criança, boas práticas ambientais e combate aos males que enfermam a sociedade, com destaque para droga e HIV/SIDA.

 

Homenagem a Fau…

 

A introdução deste torneio, em 2009, seguiu-se à morte do ex-professor e treinador do Desportivo da Matola e tornou-se num evento em sua homenagem. Aliás, a APAND quer com este torneio resgatar jogadores à imagem dos atletas que outrora deram muito de si em representação da Matola, que era a potência do andebol nacional.

 

São os casos de Nuno, Canda, Dua, Abdul, Gota, em masculinos; Tilela, Arlinda, entre outras, em femininos.

 

Porém, o maior revés que o andebol da província do Maputo enfrenta é falta de interesse nos poucos clubes existentes de abraçar a modalidade para darem continuidade ao trabalho que é feito ao nível dos Jogos Escolares e actividades de projecção de talentos levada a cabo pela APAND. Para minimizar o problema, a associação vai organizar um campeonato provincial envolvendo jovens com idade para o desporto escolar.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.