Légua concorrida em I’bane
UMA Légua marcou sábado no Tofo, província de Inhanbane, o início da Semana Nacional do Desporto, que este ano decorre sob o lema “O Desporto Inspirado nos Ideais de Samora Machel Promove a Unidade Nacional”.
A cidade de I’bane foi o epicentro das actividades desportivas e sócio-culturais levadas a cabo em todas capitais provinciais e alguns distritos do país, com destaque para as corridas massivas que decorreram em simultâneo na manhã de sábado. Perto de 200 participantes, entre populares, federados, dirigentes e militares, deram corpo à légua que teve como meta a Pista 7 de Setembro.
Egas Lourenço e Guilhermina Davane foram os vencedores e receberam como prémio televisores. Os outros destacados foram igualmente premiados com electrodomésticos (fogoões, ferros de engomar, DVD’s, entre outros).
Para além da légua, I’bane foi palco de paraquedismo, futebol de onze, basquetebol, vólei de sala e praia, entre outras realizações desportivas e sócio-culturais, como é o caso da feira da saúde.
A presente edição, que se prolongará até 1 de Outubro, tem a prerrogativa de coincidir com o lançamento da primeira edição da meia-maratona do Tofo, que decorrerá anualmente e curiosamente no período alusivo à Semana Nacional do Desporto, razão pela qual a organização escolheu o local como ponto central das festividades deste ano.
De salientar que este evento tem como objectivo a promoção das actividades desportivas e recreativas a todo nível, com a finalidade de estimular o cidadão à prática desportiva. Por outro lado, visa promover a participação da sociedade civil nas comemorações do 25 de Setembro, dai a obrigatoriedade do envolvimento dos militares em todas as actividades previstas.
Fonte:Jornal Noticias