Medalhistas de prata receberão 100 mil mt
OS atletas moçambicanos que conquistaram medalhas de prata nos X Jogos Africanos Maputo-2011 irão receber, cada um, o montante de 100 mil meticais, a ser pago pelo Governo, à luz do estabelecido no Regulamento de Premiação Desportiva em vigor no país desde Dezembro de 2006.
Trata-se dos jogadores da Selecção Nacional de Basquetebol masculino, do barreirista Kurt Couto, do atletismo, da nadadora Mirian Corsini, e das integrantes da equipa de karate, designadamente Marisa Macie, Lina Mucavele e Pu Ping.
Por seu turno, e de acordo com a mesma legislação, os medalhistas de bronze terão um prémio pecuniário de 50 mil meticais cada.
Este valor cabe a Watch António e Cremildo Artur, boxe; Luís das Mercês, Eric Santos e Eddie Santos, karate; Maria Mabjaia, vela; Maria Elisa Muchavo, atletismo para pessoa portadora de deficiência; Kelvin Viriato, taekwondo; Vânia Vilhete, xadrez; Mussá Tualbudine e Joaquim Lobo, canoagem.
O Regulamento de Premiação Desportiva prevê, em relação aos treinadores, um acréscimo de 25 porcento sobre o valor a ser pago aos atletas, e 25 porcento para os treinadores-adjuntos.
Mas, para que o Governo, através do Ministério da Juventude e Desportos, proceda à premiação dos medalhistas é necessário que as respectivas Federações Nacionais accionem os mecanismos previstos na legislação, nomeadamente um requerimento a solicitar tal pagamento, fazendo referência à competição em que os mesmos tomaram parte, no caso vertente, Jogos Africanos.
Esta documentação deve ser acompanhada da homologação do resultado pela entidade responsável pela prova, que é a Confederação Africana da modalidade em causa, para além da lista nominal de todos os integrantes da selecção e sua função na mesma.
Recorde-se que para a Olimpíada continental a medalha de ouro é premiada com o montante de 250 mil meticais.
Fonte:Jornal Noticias