Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

X JOGOS AFRICANOS DO MAPUTO 2011 - Festa e ansiedade misturam-se na já animada Vila Olímpica

Nigéria primeira delegação estrangeira a chegar

AS delegações aos Jogos Africanos vão chegando às catadupas! Umas através do aeroporto. Outras por via das nossas fronteiras terrestres. Depois, o destino é o mesmo: a Vila Olímpica, que por estas alturas já regista um movimento animado e invulgar, com a festa e o convívio a misturarem-se com a ansiedade face ao aproximar do evento.

 

Certamente, já nenhum citadino está alheio ao que está a acontecer na capital do país. Só o fluxo de autocarros entre o Aeroporto Internacional do Maputo e o Zimpeto, assim como para alguns recintos dos jogos, levando consigo gente com aspecto nada turístico mas sim desportivo, já ilustra que efectivamente estamos a escassos dias dos X Jogos Africanos do Maputo-2011.

 

 

Do ponto de vista de organização, tudo decorre sobre os carris, embora alguns aspectos ainda estejam a acontecer, como aconteceu ontem, por exemplo, com o ensaio da linha exclusiva para as viaturas do evento e assinatura de acordos com algumas empresas e instituições.

 

 

 

Depois de a primeira delegação a habitar a Vila Olímpica ter sido a moçambicana, desde quinta-feira, no sábado desembarcou uma parte da numerosa comitiva da Nigéria, ao que foram se seguindo outras, transformando aquele local num verdadeiro condomínio desportivo, onde se encontram e se reencontram atletas e adversários das mais variadas modalidades desportivas, no meio de uma festa que se mistura com a ansiedade, já que “todo mundo” está à espera do dia do início das competições.

 

 

É verdade que neste momento cada delegação que desembarca vai se preocupando com o moroso processo de acreditação, a decorrer no Estádio Nacional do Zimpeto, seguido do alojamento propriamente dito – distribuição dos quartos, etc. – e das refeições no restaurante montado no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI). No entanto, selecções há que igualmente já aliam a questão competitiva, facto que se traduz na sua adaptação aos locais dos jogos, onde se encontram a treinar.

 

 

Em virtude de em certas modalidades ainda decorrerem grandes eventos internacionais, alguns países não chegam com as respectivas delegações completas. O caso mais flagrante é o do atletismo, que tem o Campeonato Mundial em curso na cidade sul-coreana de Daegou.

 

 

E, como se sabe, o atletismo é a modalidade-rainha dos Jogos Africanos, daí que se aguarda o desembarque das estrelas já com o evento a decorrer, até porque, de acordo com o calendário da Olimpíada continental, o atletismo entra em acção somente a partir do dia 11.

 

 

O basquetebol masculino acaba de concluir o seu Afrobásquete em Madagáscar, com a vitória da Tunísia. As selecções seguiram para os seus países praticamente para “mudarem de malas”, pois imediatamente tiveram que iniciar a viagem para a capital moçambicana.

 

 

Fora da Vila Olímpica, unanimemente elogiada por diferentes componentes das delegações estrangeiras, o ambiente à volta do Estádio Nacional do Zimpeto já é realmente dos Jogos Africanos. No recinto continuam a decorrer os ensaios para a cerimónia de abertura, a qual realçará a cultura moçambicana em ligação com a africana, num movimento que envolve centenas de jovens dançarinos amadores e profissionais.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.