MOÇAMBOLA 2011 - Clássico à vista
A DÉCIMA nona jornada do Moçambola proporciona aos adeptos do desporto, em particular do futebol, um clássico entre o Maxaquene e o Ferroviário do Maputo, a realizar-se amanhã, a partir das 18.00 horas, no Estádio Nacional do Zimpeto.
Este embate, que é igualmente um “derby” da capital do país, coloca frente-a-frente duas equipas que não estão a atravessar um bom momento de forma e que por via disso procurarão a todo custo amealhar pontos para continuarem a sonharem com o título.
O Maxaquene viu, nas últimas duas jornadas, a Liga Muçulmana isolar-se na primeira posição, e por estas alturas a equipa técnica “tricolor” deve estar a estudar a melhor forma de recuperar os sete pontos de desvantagem e acima de tudo fazer um trabalho psicológico junto dos jogadores, que parecem ter perdido o fulgor e a confiança da primeira volta.
O Ferroviário do Maputo está longe de protagonizar as brilhantes exibições de outros tempos. Embora esteja a conseguir triunfar em alguns jogos, mas não de forma convincente. Vai denotando de jogo-a-jogo alguma tremedeira, tal como aconteceu, na ronda anterior, tendo alcançado uma vitória suada sobre o Chingale, por 2-1. Portanto, é uma “locomotiva” em soluços constantes, mas que frente a equipas do seu campeonato costuma agigantar-se.
De referir, que os “tricolores” e os “locomotivas” guardam boas recordações do “Zimpeto” na última e única vez que jogaram no majestoso recinto venceram o mesmo adversário, o Desportivo.
Quem vai assistir de “camarote” ao evoluir desta partida é a Liga Muçulmana, que só entra em acção na próxima quarta-feira, para defrontar o Costa do Sol, naquele que se espera ser o desafio mais espectacular da décima nona jornada.
O Desportivo, claramente em queda, recebe o Incomáti, e tem uma boa oportunidade de regressar às vitórias.
Mas não é só no sul onde se antevê partidas de bom nível, no centro, mais concretamente em Tete, o Chingale recebe o Ferroviário de Nampula. Trata-se de um embate entre equipas que têm dividido a meias, o estatuto de “team” revelação.
Os nampulenses ocupam o quarto lugar com 29 pontos, enquanto os tetentes são sétimos com 27. É provável que Tete pare literalmente para assistir a este aliciante despique. O Ferroviário da Beira cumpre o seu primeiro, dos dois jogos de interdição do seu campo, e por isso optou por viajar até à capital do país para jogar no campo da Liga Muçulmana com HCB do Songo.