Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

14.Jul.11

O nosso futebol precisa de melhorias – Pedrito Caetano, na abertura do Conselho Coordenador do ministério da Juventude e Desportos

 

Pedrito Caetano

O NOSSO futebol precisa de melhorias no desempenho das selecções e dos clubes nas competições internacionais, pois é preciso reconhecer que estamos em crise, disse o Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, pronunciando-se a-propósito das eleições na FMF, agendadas para este sábado, na Namaacha.

 
 

De acordo com Predito Caetano, o Governo tem estado a acompanhar, atentamente, todo o processo conducente a este escrutínio, na perspectiva de que o mesmo decorra de forma democrática, transparente, isenta e dentro dos preceitos da própria Federação Moçambicana de Futebol e da Federação Internacional (FIFA).

 

 

Discursando ontem em Nampula, na abertura do XI Conselho Coordenador do Ministério da Juventude e Desportos, que decorre sob o lema “Juventude Inspirada em Samora Machel, Rumo aos X Jogos Africanos – Maputo 2011”, aquele governante afirmou que há muito que os clubes nacionais não passam das primeiras eliminatórias nas Afrotaças e os “Mambas”, apesar de terem estado no Angola-2010, o seu percurso rumo ao próximo CAN não é nada prometedor, enquanto as selecções das camadas mais jovens dificilmente conseguem o apuramento para o Campeonato Africano.

 

Tudo isto criou uma saturação e frustração no seio dos adeptos, que já não acreditam nem na sua selecção nem nos seus dirigentes. É imperioso que a FMF adopte estratégias urgentes que levem o país a resgatar a sua imagem, sob pena de o nosso futebol cair no descrédito total”, chamou a atenção, acrescentando que os novos corpos gerentes que sairão deste escrutínio devem primar pela inclusão, pois, independentemente da vitória de uns e da derrota de outros, todos são úteis e necessários no processo de transformação do nosso futebol.

 

 

O Governo, como parceiro, continuará a prestar o seu apoio, no quadro dos contratos-programa que anualmente assina com a FMF, quer as eleições tenham sido ganhas por esta ou aquela lista”, vincou Pedrito Caetano.

 

 

Ainda sobre o futebol, o ministro disse que a reunião magna do seu sector acontece num período também marcado pela violência nos campos, em Nampula, em referência ao que há dias aconteceu no Estádio do Benfica local, em que os seus jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos se envolveram numa batalha campal em pleno jogo do Campeonato Provincial.

 

Segundo ele, Nampula foi e continua a ser um exemplo de referência na formação de grandes jogadores, alguns dos quais se destacaram na selecção nacional e com muito orgulho projectaram a sua província no país e além-fronteiras.

 

 

É disto que os desportistas e a população de Nampula esperam dos seus atletas. É de mais estrelas que pretendem ver mais falados, e não da violência gratuita nos campos de futebol. Temos de parar com este malfadado fenómeno. Temos de cerrar fileiras e imprimir medidas bastante duras contra os prevaricadores, sejam eles treinadores ou atletas, dirigentes ou adeptos. Governo, Associação, Clubes, Polícia e outros intervenientes temos de nos unir no combate à violência no nosso futebol”, concluiu. 
 
 
Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.