TAÇA DE MOÇAMBIQUE: Bendita lotaria dos penaltes
AS grandes penalidades fazem parte de uma partida de futebol. A decisão com recurso a pontapés da marca de grande penalidade está prescrita no regulamento da Taça de Moçambique, em caso de igualdade no final do tempo regulamentar e do prolongamento.
Ora, na terceira eliminatória da Fase da Cidade de Maputo da segunda maior competição do calendário futebolístico nacional, os benditos penaltes acabaram por proporcionar a festa aos “colossos” Desportivo e Costa do Sol, que, perante adversários de menor expressão e ao cabo de 120 minutos de jogo encontravam-se empatados e a verem a sua reputação posta em causa.
Diante do histórico Nova Aliança, que no sábado prestigiou o seu nome e o nome do Xipamanine, os “alvi-negros” quase hipotecavam a passagem à fase nacional, com a igualdade a duas bolas, somente desfeita nas grandes penalidades, ao triunfarem por 5-4.
Dificílimo, Matine! O mesmo sucedeu com os “canarinhos”, ontem, frente ao Estrela Vermelha. O 3-3 prevaleceu até ao prolongamento, tendo nos penaltes vencido pela marca de 4-3.
Noutro desafio, 1º de Maio derrotou Académica por uma bola sem resposta. Para fechar esta eliminatória, Matchedje defronta Ferroviário amanhã, às 14.00 horas, no campo do 1º de Maio, e, na quarta-feira, teremos o grande embate entre Liga Muçulmana e Maxaquene, no relvado dos campeões nacionais.
Noutras províncias, referência para o afastamento de duas formações do Moçambola frente a adversários de escalão inferior: em Maputo, Atlético Muçulmano baqueou diante de Djuba FC por 6-5, também nos penaltes, depois do empate 1-1; e, em Sofala, Sporting perdeu com Matchedje da Beira por 1-0.
Fonte:Jornal Noticias