Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

AFROBÁSQUETE-2011: Moçambique enfrenta anfitrião Madagáscar

Maxaquene vs Desportivo

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos enfrentará o país anfitrião na abertura do Afrobásquete Madagáscar-2011, a decorrer entre os dias 17 e 28 de Agosto. Inserido no Grupo A, para além dos malgaxes Moçambique terá como adversários Nigéria e Mali, duas fortes formações da bola-ao-cesto continental.

 

O sorteio da prova, realizado sábado, em Antananarivo, serviu de pretexto para uma grande festa em redor do evento, assim como, e, sobretudo, de promoção e divulgação do Afrobásquete, que, como se sabe, foi adjudicado à Grande Ilha do Índico somente no pretérito mês de Maio, após ter sido cancelado da Costa do Marfim, em virtude da tensa situação política e social então prevalecente.

 

Para a nossa selecção, não se pode considerar que tenha sido um bom sorteio, uma vez que, considerando que diante de Madagáscar tem fortes hipóteses de ganhar, já com nigerianos e malianos a situação será absolutamente outra, dado o seu peso em África. A Nigéria, aliás, foi finalista vencida por Angola num dos últimos campeonatos, e conta nas suas fileiras com jogadores que actuam nas melhores provas da Europa, assim como nos Estados Unidos da América.

 

A dois meses do Afrobásquete, Moçambique vive um dilema pouco comum numa equipa que se preze e à beira de uma competição de tamanha envergadura. A questão é a seguinte: a selecção não treina, ou, se treina, fá-lo sem a seriedade devida, facto que se reflectiu, aliás, nos dois jogos amigáveis que disputou com a África do Sul, em Abril, em Maputo, nos quais perdeu em ambas as ocasiões.

 

A equipa vem sendo orientada por Milagre Macome, no entanto, como ele sabe que está a prazo, pois se espera pelo espanhol do Maxaquene, Joseba Garcia, sente-se desconfortado e vai trabalhando quanto possível, uma situação nada agradável, considerando sobretudo que uma das apostas da Federação de Francisco Mabjaia é o resgate do prestígio moçambicano em seniores masculinos.

 

 

E este ano, em particular, mostra-se propício para o alcance desse desiderato, tendo em conta que, para além do Afrobásquete, para o qual se apurou por mérito próprio e não através de repescagem, como aconteceu em outras ocasiões, a selecção tem pela frente os Jogos Africanos de Maputo-2011, em que, na qualidade de anfitriã, obriga-se a classificar-se nos melhores lugares.

 

 

Quanto aos resultados do sorteio, realce para o facto de Angola, campeã africana, se encontrar no Grupo B, juntamente com Chade, Marrocos e Senegal, este último à procura dos seus tempos áureos. Por seu turno, a repescada África do Sul, terceira selecção da África Austral, está no Grupo C, com a vice-campeã Costa do Marfim, Camarões e Egipto, o outro repescado.

 

Eis a composição completa dos grupos:

 

A - Madagáscar, Moçambique, Nigéria e Mali

B - Angola, Chade, Marrocos e Senegal

C – Costa do Marfim, África do Sul, Camarões e Egipto

D - Tunísia, Togo, República Centro Africana e Ruanda.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias