X JOGOS AFRICANOS DE MAPUTO 2011 - Teste à nossa organização – considera Pedrito Caetano, na abertura da reunião de planificação do MJD
A CINCO meses da sua concretização, os X Jogos Africanos de Maputo-2011 possibilitarão ao país testar a sua capacidade de organização e de competição ao mais alto nível, lidando com pessoas bastante experientes nesta matéria. Quem assim considera é o Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, segundo o qual a Olimpíada continental, que decorrerá entre os dias 3 e 18 de Setembro próximo, deixará um legado infra-estrutural moderno e diversificado, pontificando no seu seio o Estádio Nacional, assim como uma vila olímpica e duas piscinas olímpicas, também na Cidadela Desportiva do Zimpeto.
Falando ontem na abertura da Oitava Reunião Nacional de Planificação do seu ministério, a acontecer no Bilene, província de Gaza, Pedrito Caetano disse que os Jogos Africanos são uma realização sem paralelo na história da organização de eventos desportivos internacionais em Moçambique, facto expresso pela recepção de cerca de 10 mil desportistas, entre atletas, treinadores, dirigentes, jornalistas, assim como 30 mil turistas, todos entrelaçados numa competição que simultaneamente movimentará 24 modalidades.
“Os Jogos Africanos são nossos. São, em primeiro lugar, do Ministério da Juventude e Desportos. Este facto representa uma responsabilidade acrescida sobre nós, por um lado, na permanente disseminação em todo o país sobre a sua realização; e, por outro, na necessidade de nos empenharmos de forma abnegada para o seu sucesso”, disse o ministro aos seus quadros.
Num encontro que se propõe planificar o ano de 2012, Pedrito Caetano referiu que uma planificação bem realizada oferece inúmeras vantagens, permitindo um controlo apropriado das actividades e melhor coordenação, assim como possibilitar a resolução antecipada dos problemas e propiciar um grau mais elevado de assertividade na fase de execução das actividades.