Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

MUNDIAL DE HÓQUEI-SAN JUAN 2011 - Moçambique estreia-se frente aos EUA

 

seleção moçambicana de hoquei

 

A SELECÇÃO Nacional de Hóquei em Patins defronta os Estados Unidos na jornada inaugural do Campeonato do Mundo do Grupo A a realizar-se em San Juan, Argentina, de 24 de Setembro a 1 de Outubro.

 

O desafio está aprazado para o dia 25 de Setembro, um dia depois do Suíça-Holanda, partida abrirá a 66ª edição da mais importante competição de hóquei a nível de selecções.

 

A turma moçambicana está inclusa no Grupo C onde para além dos Estados Unidos terá pela frente Portugal e Angola.

O encontro diante de Portugal, formação mais difícil do grupo está agendado para o dia 26 de Setembro. A selecção encerra a primeira fase enfrentando a sua arqui-rival Angola.

 

O primeiro jogo contra EUA é tido como crucial para aquilo que é o objectivo dos hoquistas nacionais: qualificação para a segunda fase (quartos-de-final). Começar a ganhar é fundamental para as inspirações da equipa nacional, pelo que um outro desfecho pode comprometer a meta traçada.

 

No entanto, é preciso relembrar que o combinado nacional não guarda boas recordações do último jogo com os Estados Unidos. No Mundial de Montreux, Suíça – 2007, sofreu um surpreendente desaire (3-5) motivo pelo qual estará que estar atento até porque os americanos são os actuais campeões do mundo do Grupo B.

 

A confirmar-se um triunfo sobre os Estados Unidos o jogo decisivo será, em princípio, contra a selecção angolana na última jornada. Será a segunda vez consecutiva que Moçambique esgrimirá forças com a formação angolana.

No Campeonato do Mundo passado realizado em Vigo, Espanha – 2009, registou-se uma igualdade a dois golos numa partida bastante emotiva. É de se esperar para a esta edição outro embate renhido entre dois países irmãos mas que guardam uma rivalidade de muitos anos a nível desportivo.

 

Caso a selecção transite para os quartos-de-final como segunda classificada, deverá defrontar o primeiro do Grupo D, que é composto pelas selecções do Brasil, França, Inglaterra e Colômbia.

CHILE NA ROTA DOS CAMPEÕES

 
O Chile apadrinhará a estreia da Espanha, detentora do título, em partida do Grupo A.

Os espanhóis devem passear a classe frente aos chilenos e a Holanda, seu segundo adversário. Os tricampeões encerram a sua participação na fase de grupos defrontando a difícil selecção da Suíça.

 

A Espanha vem dominando o panorama do hóquei mundial. Reflexos disso são os três títulos alcançados nas últimas edições (San José/EUA -2005; Montreux/Suíça-2007 e Vigo/Espanha – 2009). Os principais concorrentes, nomeadamente Portugal, Argentina e Itália têm-se limitado a assistir os espanhóis a passearem classe.

 

Apesar da hegemonia espanhola, os portugueses continuam a ser os recordistas com 15 títulos contra 14 do vizinho. A Itália e Argentina partilham a terceira posição com quatro troféus, enquanto a Inglaterra soma dois. 

 

ANFITRIÕES FRENTE AOS ALEMÃES


A Argentina, que surge na posição de anfitriã, recebe no Estádio Cubierto Aldo Cantoni, palco do mundial, a formação alemã. Os argentinos, que perseguem o título há 11 anos, vão procurar voltar a levantar o canecão intramuros, e frente a turma europeia tem possibilidades de fazer uma estreia auspiciosa.

 

A última vez que o país das pampas sagrou-se campeão, foi em 1999 em Réus, Espanha.

Para além da Alemanha, a jovem selecção argentina terá como adversários a África do Sul, que faz a sua estreia num Mundial do Grupo A, e por último a Itália, naquele que é o jogo mais aliciante da fase de grupos. 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias