Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Canoagem equipada para Jogos Africanos

 

canoagem em chidenguele

 

A FEDERAÇÃO Moçambicana de Vela e Canoagem (FMVC) passou a contar desde terça-feira com 34 barcos de competição à luz de um acordo assinado com a Confederação Africana de Canoagem e o COJA no âmbito da realização dos Jogos Africanos a decorrerem na cidade do Maputo de 3 a 18 de Setembro próximo.

 

O mesmo acordo prevê a oferta de uma pista completa composta por cabos e bóias e o envio ao país de seis técnicos para a montagem e ensaio da pista durante cerca de 15 dias.

 

Ainda dentro do quadro das responsabilidades da confederação africana da modalidade ficou acordado que deverá custear as despesas de aluguer de barcos a motor que irão permitir a deslocação dos técnicos que farão a montagem da referida pista.

 

Por seu turno, a FMCV e o COJA comprometem-se a garantir o desalfandegamento dos materiais desportivos em alusão, o transporte e o armazenamento. Devem igualmente garantir todas as obras de engenharias necessárias para a instalação da pista, como a casa de barco, vestiários, pontões dentre outros trabalhos.

 

O documento estabelece ainda que cabe às agremiações a tarefa de garantir o alojamento, alimentação e o transporte ao local dos técnicos, bem como disponibilizar dois barcos parta montagem da pista e quatro para apoio a competição.

 

A FMVC a parte mais beneficiada, representada pelo vice-presidente, Décio José, que mostrou-se muito satisfeito com a oferta do material. “Precisávamos deste impulso para iniciarmos o nosso trabalho mais competitivo. Ainda não tínhamos uma pista que nos permitisse treinar de forma mais adequada e de encontro a realidade da modalidade de alta competição”.

 

Por outro lado, o presidente da Confederação Africana, João Costa Alegre, disse estar animado pelo facto da canoagem fazer parte dos Jogos Africanos e pelo facto de a competição realizar-se pela primeira vez num país lusófono. “O facto deste grandioso acontecimento decorrer em Moçambique, um país lusófono, agrada-me. A Confederação de Canoagem continuará a dar todo o apoio necessário para que a modalidade em Moçambique seja uma realidade e venha para ficar”.

 

Já Solomone Cossa, director geral do COJA, disse que este apoio serve de estímulo para a canoagem que apesar de ser um desporto pouco conhecido, fará parte dos Jogos Africanos na esperança de que venha a consolidar-se no futuro para dar alegrias ao país.    

Refira-se que a lagoa de Nhambavale, no posto administrativo de Chidenguele, na província de Gaza, será palco das provas de canoagem.

Nesta altura a selecção prepara-se com 13 atletas.
Fonte:Jornal Noticias