Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

27.Abr.11

Dirigismo desportivo exige formação - José Dimitri, inspector-geral do MJD, em Nampula

 

José Dimitri, inspector-geral do MJD

 

O INSPECTOR-GERAL do Ministério da Juventude e Desportos, José Dimitri, considera de muito importante a promoção de cursos de formação para os dirigentes desportivos, concretamente dos clubes e outras associações desportivas, com vista a que, como gestores do desporto, tenham uma visão ampla e correcta para o desenvolvimento do desporto. Dimitri fez este pronunciamento falando a jornalistas há dias na cidade de Nampula, no termo da sua visita àquele ponto do país.

 

José Dimitri disse ter constatado que na província de Nampula as actividades ligadas à formação, que está sendo feita de forma massiva, particularmente dos técnicos desportivos, decorrem duma forma acelerada, o que não parece acontecer com os dirigentes da área desportiva.

Todavia, o inspector-geral do Ministério da Juventude e Desportos entende que também é necessário que não se limite apenas a formação de técnicos de nível básico, mas também doutros níveis, como 2 ou 3, isto para se poder mudar o actual cenário para o desenvolvimento do próprio desporto.

 

 “Por isso, o que deixamos como recomendação na província de Nampula, é que é preciso capitalizar a formação dos dirigentes desportivos, pois que estes são gestores do desporto, e sendo assim, é que têm que capitalizar os conhecimentos para transmitir ou melhor dirigir os projectos que existem nas associações e clubes”, anotou José Dimitri.

 

 Num outro desenvolvimento a fonte referiu o facto de igualmente ter verificado que a província de Nampula precisa de trabalhar muito na área do desporto, para que se possa contribuir para o desenvolvimento de todas as modalidades e consequentemente conseguir bons resultados nas competições.

 

  “É que não basta participar por participar numa competição, por exemplo nacional, mas é preciso que em algum momento se crie uma estratégia a nível da província, de modo a que cada campeonato que participa de qualquer modalidade tenha resultados positivos, e isso, como disse, faz-se através de uma estratégia de formação de dirigentes incluindo técnicos”, frisou o inspector-geral do Ministério da Juventude e Desportos.

 

Por conseguinte, José Dimitri reconheceu que tudo isso requer recursos financeiros, mas recomendou também para que além daqueles que são disponibilizados pelo Governo, as pessoas ligadas ao desporto na província de Nampula, criem parceiras com agentes económicos locais, na perspectiva de igualmente darem o seu contributo para o desenvolvimento do desporto em Nampula.
Fonte:Jornal Noticias

 

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.