Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Torneio de Abertura começa hoje

Maxaquenex-Desportivo
O Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo, que deveria ter arrancado no passado mês de Março, terá o seu início na noite de hoje, quarta-feira, com a participação de seis equipas, nomeadamente, Desportivo, A Politécnica, Ferroviário, Costa do Sol, Universidade Pedagógica e Real Sociedade. A grande interrogação que é feita neste momento está relacionada com a ausência do Maxaquene, actual bi-campeão nacional.
 

Para a ronda inaugural, a ter lugar no campo do Ferroviário de Maputo, às 18h30, o Desportivo defronta A Politécnica e o Ferroviário mede forças com o Costa do Sol.

 

No domingo, será a vez dos juniores femininos e masculinos, numa prova em que estão inscritas as equipas do Desportivo, Maxaquene, Ferroviário, Costa do Sol, Universidade pedagógica e A Politécnica.

Enquanto isto, as transferências continuam na ordem do dia nos bastidores da modalidade. Esta fase de defeso, com o seu espírito generoso, permitiu tomarmos conhecimento das movimentações que se fazem ou que, pelo menos, se tentam fazer.

 

 

Silêncio estratégico nas transferências

 


Não têm sido frequentes os pronunciamentos dos responsáveis do basquetebol dos clubes da cidade de Maputo, desde que a época das transferências abriu. Sem excepção, os departamentos de basquetebol estão completamente empenhados na preparação da temporada-2011 num silêncio estratégico.

 

 

Cientes de que há necessidade de dar a conhecer o que está a ser feito, os “boss” do básquete são unânimes em afirmar que na hora certa vão divulgar tudo, pois optaram por começar pelo “aquecimento”, antes de entrar para o “jogo”, que este ano promete ser “quente”. Para mais, sublinham que nada de alarmes, pois todas as actividades de pré-época estão em curso.

 

Todavia, “O País” introduziu-se nos bastidores desta modalidade e está em condições de trazer algumas das movimentações em curso.

Num cenário considerado muito provável, o Ferroviário de Maputo está interessado em contratar os basquetebolistas Luís de Barros (Lulu, do Costa do Sol), Custódio Muchate, Sete Muianga (ambos do Desportivo) e do congolês Cedrik Kalombo (Ferroviário da beira).

Garantida está a saída do “base”  Ricardo Alípio, do Ferroviário para o Desportivo, estes que, por sua vez, estão a ponderar ir ao mercado para encontrar os substitutos das prováveis saídas.

 

A nível de treinadores, assinala-se o regresso de Carlos Aik à condução de equipas seniores masculinos. Assim, Carlos Ferro sai e entra Carlos Aik, que deverá ser coadjuvado pelo estreante Beto Macuácua nas novas funções de técnico de basquetebol.

 

Fonte:O Pais