Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Seis modalidades estagiam em Portugal

Logo do Instituto de Desportos de Portugal,

Trata-se dos atletas da modalidades de natação, judo, vólei de praia, vela e atletismo, incluindo os portadores de deficiência física

Trinta e cinco atletas  acompanhados pelos respectivos técnicos deixaram, sábado, Maputo com destino a Lisboa, Portugal, onde vão tomar parte num estágio pré-competitivo com a duração de quatro meses, tendo como horizonte os Jogos Africanos Maputo-2011. Este é um primeiro grupo de um total de 50 que vão beneficiar de um acordo entre os governos moçambicano e português, ano âmbito do acolhimento dos Jogos Africanos Maputo-2011.
 

Trata-se dos atletas da modalidades de natação, judo, vólei de praia, vela e atletismo, incluindo os portadores de deficiência física. Estes desportistas só vão regressar a três dias do início da grande olimpíada africana, portanto, 31 de Agosto. A 1 de Agosto, com o mesmo objectivo, segue viagem a equipa feminina de basquetebol, devendo o seu estágio ser de um mês. Esta selecção da bola ao cesto deverá voltar às terras moçambicanas igualmente nas vésperas do arranque dos Jogos Africanos. Para o estágio na cidade portuguesa de lisboa, apenas viajam 16 das 23 atletas pré-convocadas. Durante este período, os atletas moçambicanos estarão integrados em diferentes selecções portuguesas, com a companhia dos técnicos moçambicanos. Jamor e outros centros de alto rendimento são os locais que vão acolher os desportistas nacionais.

À luz dos acordos assinados entre Moçambique e Portugal pela via do Instituto de Desportos de Portugal, o apoio estende-se ainda à  disponibilização de técnicos da autoridade anti-dopagem, uma área necessária quando se organiza uma competição de grande envergadura, como é o caso dos Jogos Africanos Maputo-2011.

 

As autoridades portuguesas ainda estão dispostos a enviar ao país um técnico, de qualquer modalidade, para trabalhar na preparação dos melhores atletas moçambicanos. As comitivas nacionais vão treinar e competir com as melhores selecções de Portugal, tirando proveito da capacidade instalada em Portugal, quer em termos de infra-estruturas quer em termos de recursos técnicos e humanos ao serviço das diferentes federações lusas.

 

Selecções de andebol


As selecções nacionais de andebol feminino e masculino vão estagiar, em Agosto próximo, em Angola. A sua escolha está relacionada com o facto deste país de expressão portuguesa ser uma potência nesta modalidade. Durante o estágio, as equipa moçambicanas, para além de terem sessões normais de treinos, vão fazer jogos amigáveis com as selecções de Angola (principal e de esperanças) e, ainda, com as equipas do  Petro de Luanda e 1º de Agosto.

 

 

Fonte:O Pais