"Ranking" da FIFA: “Mambas” sobem um degrau
DA posição noventa e quatro para a nonagésima terceira, os “Mambas” subiram um degrau no “ranking” da Federação Internacional de Futebol (FIFA) referente ao mês de Março, divulgado na quarta-feira. Mercê do empate a uma bola com o Botswana, em partida amigável disputada no dia 9 de Fevereiro, no Estádio da Machava, a selecção nacional ganhou 17 pontos, passando a somar 368.
O próximo compromisso dos “Mambas” já será a doer, pois contará para a terceira jornada do Grupo “C” da Fase de Qualificação para o CAN Gabão/Guiné-Equatiorial-2012. O adversário é a Zâmbia e o jogo realiza-se no dia 27 do mês em curso, no Vale do Infulene.
No “ranking” da FIFA, os zambianos estão atrás dos moçambicanos, ocupando o lugar 97, com 332 pontos. Em relação aos outros dois adversários do grupo, a Líbia está na 71ª posição com 472 pontos e as Comores em 187º lugar com apenas 19.
Na classificação referente à Confederação Africana de Futebol, Líbia ocupa o 15º lugar, Moçambique o 21º e a Zâmbia o 22º.
No “ranking” ora actualizado, após o mês de Fevereiro que teve muitos jogos de carácter particular, continua à cabeça a Espanha com 1880 pontos, enquanto o Gana, 16º na classificação mundial, lidera o grupo continental com 931.
ARGENTINA ULTRAPASSA BRASIL
A nova edição do “ranking”, publicada quarta-feira e com a Espanha ainda no comando com 1880 pontos, mostra que os argentinos não só derrubaram o Brasil para o quinto lugar, como também assumiram o quarto posto na classificação geral e a liderança entre os sul-americanos. Além disso, a França subiu uma posição e está agora em 18º.
Graças ao triunfo por 2-0 sobre Israel, a Sérvia entrou para o grupo dos 20 primeiros do “ranking”. Em compensação, a sorte dos sérvios contrasta bastante com a dos eslovacos, que, ao menos por ora, disseram adeus aos 20 melhores, após a surpreendente derrota fora de casa face ao Luxemburgo por 2-1.
Por outro lado, tanto a Bulgária (47ª, quatro lugares a mais) quanto o Equador (49º, ascensão de cinco postos) subiram na classificação sem terem vencido em Fevereiro, ficando com os postos de Bósnia e Herzegovina (56ª, queda de 14 lugares) e Áustria (61ª, 16 lugares a menos). No entanto, entre os actuais 50 melhores, o seleccionado que mais progrediu foi a Jamaica, que passou da 59ª no mês passado para 48ª.
Após um mês de ausência, a Zâmbia voltou aos cem primeiros da lista com a goleada por 4-0 sobre a Suazilândia, a qual valeu a esta selecção uma ascensão de quatro posições e a 97ª posição. Esse avanço também contou com a queda do Níger – actual 104º –, que perdeu oito lugares depois de ser derrotado pelo Marrocos por 3-0.
Ainda merecem destaque os recordes particulares de três outros seleccionados. A Hungria (36ª, uma posição a mais), Antiqua e Barbuda (101, subida de três lugares) e o Cambodja (154º, melhora de 12 lugares) alcançaram as suas melhores classificações desde a implantação do “Ranking Mundial” da FIFA em 1993.
1º Gana, 931 pontos; 2º Costa do Marfim, 824; 3º Egipto, 658; 4º Nigéria, 609; 5º Burkina Faso, 605 pontos.
Fonte:Jornal Noticias