Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Estádio Nacional aprovado pela FIFA

Estadio Nacional do ZimpetoO ESTÁDIO Nacional do Zimpeto foi aprovado pela Federação Internacional de Futebol, segundo dá conta a FIFA num relatório datado de 17 de Dezembro passado e enviado à federação moçambicana da modalidade. A inspecção àquele majestoso empreendimento desportivo teve lugar no dia 26 de Novembro e foi levada a cabo por Walter Gagg, enviado para o efeito pelo organismo máximo do futebol planetário.

 
 

Segundo o relatório em nosso poder e que, igualmente, foi enviado ao Ministério da Juventude e Desportos, na qualidade de responsável pelo recinto, o Estádio Nacional do Zimpeto está apto a receber eventos desportivos internacionais de primeira classe, nomeadamente de futebol e de atletismo.

 

O enviado da FIFA faz questão de sublinhar, no seu relatório, que o estádio se encontra localizado numa zona privilegiada e de grande expansão, daí a possibilidade de se explorarem mais empreendimentos desportivos.

 

O Estádio Nacional, cuja construção, a cargo de um empreiteiro chinês, custou 60 milhões de dólares, tem capacidade para 42 mil espectadores e uma pista de atletismo à volta do rectângulo de jogo. Este possui as dimensões máximas, pelo que, em função das necessidades de cada partida, estas podem ser mantidas ou diminuídas.

 

A FIFA realça o facto de o Zimpeto possui excelentes condições para o trabalho da Imprensa, compreendendo 250 lugares, cada qual com cablagem para Internet, e 40 cabinas para comentadores de rádio e televisão.

 

No seu relatório, a Federação Internacional de Futebol refere, em relação ao piso, que na altura da inspecção (26 de Novembro) ainda não estava em condições, tendo o empreiteiro garantido que somente em Fevereiro se apresentaria pronto para receber jogos. Um outro reparo diz respeito ao local do pontapé de canto, que, na óptica do inspector, deve ser alargado alguns metros, de modo a permitir que o jogador tenha mais espaço para ensaiar o remate.


Em relação à segurança no exterior do recinto, a FIFA recomenda a instalação do sistema fora do quintal, isto é, o espectador não deve ser inspeccionado já próximo do portão do estádio, tal como se previa, mas sim, antes de entrar no próprio quintal.

 

À parte destas observações, a FIFA considera o Estádio Nacional do Zimpeto aprovado e pronto para receber eventos desportivos de primeira classe de carácter internacional. Neste momento, as autoridades desportivas moçambicanas aguardam pelo envio do certificado para, nessa altura, se começar a utilizar o complexo.

 

Fonte:Jornal Noticias