Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

BÁSQUETE – NACIONAL DE FEMININOS: Começam confrontos entre os candidatos

AnabelaDEPOIS da abertura, ontem, com dois desafios que praticamente não ofereceram quaisquer indicações sobre o quao renhido e bastante competitivo será o evento, o Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Femininos conhece esta noite, no pavilhão do Desportivo, jogos em que os candidatos ao título já se confrontam, tal é o caso do embate entre A Politécnica e Ferroviário, a partir das 19.15 horas.

 
 

Trata-se de um frente-a-frente entre dois conjuntos que se equivalem e que, para além de estarem com os olhos postos no “canecão”, apresentarão nas quatro linhas algumas das nossas melhores executantes e que há dias brilharam na África do Sul nas eliminatórias zonais para o Afrobásquete Mali-2011. Falamos, do lado “universitário”, de Aleia Rachide, Delmira Castro e Marta Ganje; pela banda “locomotiva”, de Deolinda Gimo, Nádia Zucule e da regressada Carla Silva.

 

Escusado será dizer que estamos perante um jogo cujo resultado é absolutamente imprevisível, dado o equilíbrio de forças que teremos ao longo do prélio, com as jogadoras de ambas as formações a oferecer o máximo de si em busca do melhor resultado possível.

O Desportivo, campeão em título, após o descanso na jornada inaugural, em virtude de o campeonato comportar um número ímpar (cinco)  equipas participantes, entra hoje em cena, às 17.30 horas, tendo pela frente Soprotecção de Quelimane, o nóvel clube zambeziano que tem estado a fazer uma grande aposta na bola-ao-cesto. A turma “alvi-negra”, quiçá com as melhores atletas do país, não deverá enfrentar dificuldades de maior para sair vencedora.

 

Nesta segunda jornada fica de fora o Maxaquene, para, amanhã, se disputar a ronda mais espectacular do campeonato, através dos confrontos. A Politécnica-Maxaquene e Desportivo-Ferroviário.

 

Este Nacional de Basquetebol de Seniores Femininos é disputado no seguinte sistema: os quatro primeiros classificados desta primeira fase transitam para as meias-finais, marcadas para 2 de Fevereiro, com o primeiro a defrontar o quarto e o segundo o terceiro. A final da prova acontecerá no dia 3, Feriado Nacional, por ocasião do Dia dos Heróis Moçambicanos.

 

Portanto, como se pode depreender, a luta neste momento reside na tentativa de qualificação para as meias-finais, que se antevêem extremamente empolgantes, pois, se a profecia se cumprir, envolverão as quatro equipas da capital do país, faltando apenas conhecer o seu escalonamento.

JOGOS DE ONTEM

 
 

Soprotecção-A Politécnica                   (43-106)

Maxaquene-Ferroviário                        (53-71)

 

 

Fonte:Jornal Noticias