Os melhores do Bebec
A edição deste ano do Bebec, que trouxe para além dos campeões Chamanculo e Ferroviário, respectivamente em masculinos e femininos, revelou também pequenos artistas que se notabilizaram individualmente, alguns dos quais terão algo a dizer no futuro do futebol moçambicano, se tiverem a sorte de serem bem acompanhados daqui para a frente.
O torneio destacou seis petizes, dos quais se destaca o avançado do Chamanculo, António Santos (o camisola 10), um dos obreiros do sucesso da equipa nesta edição. Santos foi o melhor jogador do evento. Foi este pequenito quem abriu o caminho para a vitória do Chamanculo, marcando o primeiro golo dos dois que ditaram o triunfo daquele bairro sobre a Malhangalene.
Enquanto isso, Nalves Edgar, do bairro George Dimitrov, é o melhor marcador, com sete golos ao longo do torneio, apesar de a sua equipa não ter chegado à fase final, que antecedeu as meias-finais e finais.
Por seu turno, Valdemiro Luís, do bairro Inhagóia, sagrou-se melhor guarda-redes. Não sofreu sequer um golo durante os sete jogos correspondentes à fase de grupos.
Em femininos, Isabel Mário, também do Inhagóia, foi destacada melhor jogadora e coube o prémio de melhor marcadora a Elsa Alberto (seis golos) do bairro Ferroviário. Por sua vez, Neta do Rosário, do bairro 3 de Fevereiro, arrecadou o prémio de melhor guarda-redes, com três golos sofridos ao longo da competição.
GUACHENE “FAIR PLAY”
Enquanto isso, a equipa do bairro do Guachene, no distrito municipal KaTembe, ganhou o troféu por ter sido a equipa masculina mais disciplinada do torneio. O “fair play” foi também para a Polana-Caniço, em femininos.
De salientar que ao nível da classificação colectiva, Inhagóia ficou em terceiro lugar em masculinos e femininos. Em masculinos, Inhagóia não precisou de disputar o jogo para o apuramento da terceira melhor equipa, isso na sequência da desqualificação da Mafalala.
Este, que seria o adversário de Chamanculo nas meias-finais, foi despromovido em virtude do uso indevido de um atleta.
Inhagóia perdeu a meia-final com Malhangalene, adversário de Chamanculo na final de sábado.
Em femininos, Inhagóia conquistou o precioso terceiro lugar com a vitória sobre Chamanculo (auto-golo), por 1-0.
Fonte