Estágio na RAS: Liga faz último teste frente ao Pirates
É ESTA tarde que Artur Semedo, técnico da Liga Muçulmana, campeã nacional, vai tirar as melhores ilações sobre o estado de forma da equipa que prepara para o embate de sábado frente a Zesco United da Zâmbia, em Lusaka, a contar para a primeira “mão” da pré-eliminatória da Liga dos Campeões Africanos, quando defrontar Orlando Pirates, no Joanesburgo Stadium, no prosseguimento do seu estágio na vizinha África do Sul.
A avaliação que se pode fazer até esta altura em relação ao conjunto reside no facto de Artur Semedo não ter ainda encontrado a linha ideal, apesar de estar a ficar claro que o seu objectivo é ter uma equipa forte mas com várias alternativas que lhe confiram também uma forte sustentabilidade.
Sendo assim, continuam ainda evidentes dificuldades próprias de um conjunto à busca de coesão, ao mesmo tempo que procura ganhar o ritmo que lhe permita competir ao alto nível. As adversidades que a Liga enfrenta neste momento têm exactamente a ver com as dificuldades próprias de um conjunto que se pretende sólido e se adapte rapidamente ao modelo do jogo que a equipa técnica impõe e que vai determinar a actuação da equipa no rectângulo de jogos.
DISPENSAS E NOVOS REFORÇOS
Enquanto a preparação evolui, a preocupação está nas opções certas no plantel e na equipa que se está a montar para o embate frente aos zambianos. Artur Semedo dispensou dos seus serviços dois estrangeiros, nomeadamente o nigeriano Ibrahimo e os zimbabweanos Massitara, Tomy e Tafadzo Rusique. Em compensação, poderá contar com o médio ganês Maurius e o médio-ofensivo britânico Conrad Robert, ex-Britton e Eagles FC, que ainda esteve em experiência no Luton Town FC.
Semedo dispensou ainda Lamá, Chana e Aurito (ex-HCB de Songo).
O técnico tenta a todo custo acertar o plantel e, para o efeito, teve de reduzir o excessivo número de estrangeiros na equipa. A direcção da Liga quer um plantel de entre 26 e 28 jogadores no máximo.
DUAS EQUIPAS PARA UM ONZE
Duas equipas procuram preencher os 18 lugares disponíveis para o jogo com Zesco United. No início do estágio na África do Sul, a Liga defrontou Bidvest repartindo o seu plantel em duas partes, tendo a primeira equipa empatado com a sul-africana (1-1), no primeiro teste que durou 45 minutos.
A Liga alinhou com Gervásio; Cantoná, Mucuapere, Aguiar, Mayunda, Micas, Carlitos, Momed Hajy e Muandro; Nelson e Dário Monteiro.
No segundo, que também durou 45 minutos, a turma muçulmana actuou com Neco; Silvério, Fanuel, Narciso e Hassani; Telinho, Paíto, Mustafá e Micas I; Joaquim e Mauricio. Perdeu por 1-2 e agora tem o Orlando Pirates para acertar o passo.
Destes dois onzes, Artur Semedo deverá encontrar a equipa ideal e as respectivas opções para suplentes até na quinta-feira, data em que viajará para a Zâmbia.