Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

05.Nov.10

MOÇAMBOLA 2010 - A ronda dos aflitos

textatafricaSORRISOS e lágrimas marcarão a 26ª e última jornada do Moçambola-2010. Depois de na ronda passada a Liga Muçulmana se ter sagrado campeã nacional, a questão que se levanta agora é quais serão as duas equipas que se juntarão ao despromovido Ferroviário de Pemba.

 
 

São quatro as formações que correm esse risco, nomeadamente Ferroviário da Beira (10º classificado), Textáfrica (11º), Atlético Muçulmano (12º) e FC Lichinga (13º).

Nos despiques dos aflitos, é de salientar a partida entre o Ferroviário da Beira e o Textáfrica, equipas que têm 26 pontos, curiosamente com o mesmo número de vitórias (6), empates (8) e derrotas (11). E até no “goal-average” estão igualados (sete negativos), mas os beirenses saem em vantagem por terem marcado mais golos.

 

Neste “derby” do centro do país, o factor casa pode jogar um papel fundamental na decisão do vencedor. Nesta ordem de ideias, os “locomotivas” da Beira têm a faca e o queijo na mão. O certo é quem ganhar assegura a presença no Moçambola no próximo.

 

Mas é preciso referir que até a equipa derrotada pode se manter entre a elite do futebol nacional, desde que o Atlético Muçulmano e o FC Lichinga não vençam.

O Lichinga, o único representante da província do Niassa, recebe o Ferroviário de Pemba, e tem fortes hipóteses de ganhar. Mas para sair debaixo da linha de despromoção é necessário que Atlético perca no seu duelo com o Desportivo, e haja um vencedor no Ferroviário da Beira-Textáfrica.

 

O Atlético, embora tenha pela frente um adversário de maior gabarito, o Desportivo, não depende de terceiros para se manter no grupo de elite. Uma vitória sobre os “alvi-negros” garante a permanência.

 

Nesta ronda assistir-se-á igualmente a consagração da campeã, Liga Muçulmana, numa partida frente ao Ferroviário do Maputo, que procura manter o segundo lugar, ante a ameaça do Maxaquene.

Os jogos HCB-Sporting da Beira e Vilankulo-Costa do Sol serão para cumprir calendário.

 

Fonte:Jornal Noticias