NATAÇÃO: “Golfinhos Sprint” no centro de atenções
A PISCINA Raimundo Franisse, na Associação de Natação da Cidade do Maputo (ANCM), vai fervilhar este fim-de-semana (sábado e domingo) com a realização do III “meeting” internacional “Golfinhos Sprint”, que vai juntar, como é habitual, nadadores de alguns clubes das vizinhas Suazilândia e África do Sul.
O evento marca a passagem do 15º aniversário do Golfinhos, que se celebra a 17 de Outubro, e foi concebido em parceria com as associações de Mphumalanga (África do Sul) e da Suazilândia com o objectivo de proporcionar maior competitividade aos respectivos nadadores.
Destaca-se a presença de nadadores do 1º de Agosto de Angola, clube que participará pela primeira vez no torneio como convidado. Aliás, é desafio dos clubes das três nações estender cada vez mais o torneio através da integração de mais clubes com vista a proporcionar maior competitividade aos respectivos nadadores, tendo como finalidade a melhoria das suas marcas para atacar as competições internacionais.
O sonho do Golfinhos neste evento é, como clube nacional, criar um espaço para que os seus nadadores consigam marcas que concorrem para que um dia consigam os mínimos para os Jogos Olímpicos, um feito nunca conseguido a nível da modalidade.
Recentemente decorreu um torneio idêntico na vizinha Suazilândia, no qual participaram nadadores do Golfinhos e de “Mphumalanga” no âmbito desta interacção que visa elevar o nível de competitividade entre os respectivos clubes.
Espera-se que venham evoluir nas pistas da piscina Raimundo Franisse 160 nadadores.
A Suazilândia vai trazer ao palco de competições 16 nadadores em representação de seis clubes, o mesmo número de atletas com o qual o 1º de Agosto participará no torneio.
Enquanto isso, a associação de Mphumalanga trará 32 atletas em representação de cinco clubes filiados àquela agremiação. Este é o número com que o Golfinhos desfilará no “meeting”, do qual espera obter resultados relativamente melhores que os das anteriores edições. Internamente foram convidados a participar no torneio os clubes Ferroviário, Desportivo e Tubarões, todos de Maputo, e o Ferroviário da Beira.
Fonte:Jornal Noticias