Joseba Garcia à frente da selecção de básquete
O ESPANHOL Joseba Garcia, técnico do Maxaquene, acaba de ser nomeado treinador nacional de basquetebol masculino, tendo como missão imediata tentar qualificar a turma moçambicana para o , a realizar-se na Costa do Marfim. Para o efeito, deverá, dentro dos próximos dias, divulgar a lista dos seleccionados, tendo em conta que a fase de qualificação da Zona VI, marcada para a África do Sul, irá ocorrer já nos finais do mês de Novembro.
Na nova estrutura das selecções nacionais, a Federação Moçambicana de Basquetebol, encabeçada por Francisco Mabjaia, foi buscar também um espanhol para a equipa feminina, que igualmente na África do Sul disputará o apuramento para o Afrobásquete do próximo ano, a ter lugar no Mali.
Aliás, para além do Afrobásquete, caso se qualifiquem agora na terra do rand, as nossas duas selecções têm, em 2011, os X Jogos Africanos, cujo palco será Maputo, pelo que tomarão parte neste evento na qualidade de anfitriãs.
Para coadjuvarem os espanhóis, a FMB chamou técnicos nacionais de reconhecida competência, nomeadamente Milagre Macome e Carlos Ferro, para trabalhar com Joseba Garcia nos masculinos, Carlos Alberto Niquice e Simão Mataveia, para os femininos.
Os meses de Novembro e Dezembro serão de intensa actividade para a nossa bola-ao-cesto.
Paralelamente às competições internas, com destaque para a Liga Nacional Vodacom, que está a uma jornada da conclusão da fase regular, as selecções, assim como o Maxaquene, em masculinos e o Desportivo, em femininos, têm pela frente importantes provas de carácter continental.
Enquanto as selecções vão à África do Sul para a qualificação regional para o Afrobásquete de 2011, Maxaquene e Desportivo disputarão a fase final da Taça dos Campeões: os “tricolores” no Benin e as “alvi-negras” na Tunísia.
Fonte:Jornal Noticias