Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

África discute em Maputo desporto motorizado


O PRÓXIMO encontro do Conselho Superior da Federação Internacional de Automobilismo para África (FIA África Council) sobre o desporto motorizado terá lugar em Maputo, deu a conhecer o presidente do Automóvel e Touring Clube de Moçambique (ATCM), António Marques, durante a conferência sobre a prevenção rodoviária que ontem terminou na capital do país.



A decisão de Maputo acolher o evento foi tornada pública na conferência da FIA-África Council, decorrida mês passado em Nairobi, no Quénia, e surge em reconhecimento dos esforços que o ATCM está a desencadear para o incremento do desporto motorizado, através do projecto de desenvolvimento do autódromo em curso e que consiste na construção de novas pistas e reabilitação das já existentes para acolher provas de dimensão internacional.

O ATCM construiu pistas de karts e motocross de raiz e iniciou a reabilitação da pista principal (a de automóveis), mas as obras estão neste momento interrompidas porque aguardam por novo investimento. O clube tem em carteira grandes projectos a serem implementados no seu espaço junto ao autódromo nos próximos tempos
.

Marques falou de três intervenções que consistem na criação de condições para ter uma pista condigna para a prática de automobilismo e instalações adjacentes ao autódromo com vista a garantir a segurança que se requer nas pistas. O ATCM pretende igualmente construir uma plataforma para a iniciação para garantir a formação de futuros pilotos.


Marques realçou que é com grande expectativa e ansiedade que o clube que dirige olha para o futuro do desporto motorizado em Moçambique e continua a aguardar pela viabilização dos projectos na manga com objectivo de acolher competições de calibre internacional e tentar aproximar aquilo que a África do Sul está a fazer em termos de desporto motorizado
.

Quanto à vinda do presidente da FIA a Maputo, Marques comentou que é um marco histórico e salientou que o desporto motorizado moçambicano saiu a ganhar. Jean Todt esteve pela primeira vez em Maputo em 1973.