Basquetebol – Campeonato de Seniores da Cidade: Desfile de rainhas no regresso da prova
A DESILUSÃO ditada pelo desempenho menos conseguido da selecção feminina de basquetebol nos II Jogos da Lusofonia, disputados recentemente em Lisboa, já lá vai.
Nas quatro linhas estarão vários nomes sonantes do nosso básquete feminino, casos de Anabela Cossa, Kátia Halar, Nádia Rodrigues, Valerdina Manhonga e Ondina Nhampossa, pelas “alvi-negras”, Ana Flávia Azinheira, Aleia Rachide, Amélia Macamo e Tânia Wachene, do lado das “universitárias”, numa partida que se perspectiva bastante envolvente, dado que a questão do título continua em aberto e qualquer destes dois conjuntos ainda pode se sagrar campeão.
Referente à quinta jornada da segunda volta, este jogo será antecedido do Maxaquene-Ferroviário, às 18.45 horas, com as “locomotivas”, que também se perfilam na corrida ao título, em melhores condições de saírem vitoriosas.
Outro desafio da ronda colocará frente-a-frente APolitécnica “B” e Eagles, pelas 18.45 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, com a turma-viveiro das “universitárias” como favorita.
LIGA VODACOM
Depois do apuramento da Real Sociedade e do Desportivo da Beira, em representação do sul e do centro, respectivamente, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom estará novamente em acção a partir de hoje, com a disputa da fase regional norte, tendo como palco o pavilhão do Ferroviário de Nampula.
Quatro equipas concorrem à transição para a fase regional, designadamente Benfica de Quelimane, Ferroviário de Nampula, Académica de Lichinga e Desportivo de Pemba. De acordo com o programado, o sorteio da prova terá lugar esta manhã, para logo à noite se iniciar a disputa pela única vaga nortenha na próxima etapa.
À partida, duas formações apresentam-se como fortes candidatas ao primeiro lugar. Trata-se do Benfica de Quelimane e do Ferroviário de Nampula, mercê de alguma competição que foram tendo no período que antecedeu esta fase, cujos jogos serão disputados entre hoje e domingo.
Recorde-se que os apurados da fase regional – Real Sociedade e Desportivo da Beira já o fizeram – juntar-se-ão aos qualificados Ferroviário de Maputo, Maxaquene, Desportivo, Costa do Sol e Ferroviário da Beira. As oito equipas jogarão entre si no sistema de todos contra todos, em duas voltas, transitando os quatro primeiros para a fase dos “play-off”.