Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

JOGOS DA COMMONWEALTH - Abertura espectacular!


UM desfile espectacular de música, dança e pirotecnia marcou, na noite de domingo, no Jawaharlal Nehru Stadium, em Nova Deli, Índia, a abertura da XIX edição dos Jogos da Commonwealth, e pode ajudar o país a apagar a má imagem da não conclusão das obras na maior parte das infra-estruturas escolhidas para o evento, principalmente na Vila Olímpica, que semana passada chegaram a ser consideradas inabitadas.Os indianos trouxeram a montra cultural e artística para os estrangeiros, que em algum momento se esqueceram das dificuldades que têm enfrentado desde que estão lá: fraca organização, irritantes medidas de segurança e péssimas condições de hospedagem – mas é preciso reconhecer que se trabalha noite e dia para que as instalações desportivas sejam melhoradas.



A arrebentar pelas costuras – mais de 60 mil espectadores - o Jawaharlal Nehru Stadium viveu um dos seus momentos mais memoráveis ao receber o maior evento desportivo jamais visto na Índia. Aliás, os indianos são o segundo país asiático a receber estes Jogos, depois da Malásia, em Kuala Lumpur, e já foram palco dos Jogos Asiáticos de 1951 e 1982, de menor dimensão comparados a estes que decorrem desde domingo, em Nova Deli, pois reúnem 71 países representados por sete mil atletas, sem contar com outro pessoal auxiliar e alguns turistas que entram diariamente e concentram-se em Nova Deli atraídos pelo evento.

Foram três horas de um espectáculo de diversidade cultural indiana, exibido por centenas (e por que não milhares) com tecnologia de ponta, sob o maior balão de gás hélio do mundo. Dançou-se no palco, nas bancadas e na tribuna. O ritmo indiano, como se sabe, é contagiante. E contagiou mesmo os milhares de espectadores, independentemente da sua cultura.

A única mancha foi quando o presidente do Comité Organizador dos Jogos da Commonwealth, Suresh Kalmadi, foi vaiado no início do seu discurso de boas vindas, momento antes da presidente da Índia dar por abertos os Jogos. A presidente indiana potenciou, na sua locução, a necessidade da unificação dos países da Commonwealth através do desporto.

FORTE DISPOSITIVO DE SEGURANÇA




A segurança para a cerimónia de abertura foi reforçada. Para além dos 80 mil polícias destacados para a cobertura dos Jogos, para a cerimónia de abertura juntou-se um número não especificado de soldados paramilitares, enquanto a força aérea estava em estado de alerta máximo.

Havia motivos para todo este aparato militar e policial, pois em terras de Indira Ghandi estavam figuras destacadas da comunidade inglesa, como é o caso do Príncipe Carlos, da Inglaterra, em representação da Rainha Isabel II, que também discursou na abertura.

Até certo ponto, o forte dispositivo de segurança montado em Nova Deli justifica-se, uma vez que se trata de uma cidade onde habita todo o tipo de classe social e onde as diferenças entre pobres e ricos são bem visíveis a olho nu.


Gil Carvalho, em Nova Deli