Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

TAÇA DE MOÇAMBIQUE/mcel - Maxaquene sobrevive no reino dos pequenos


ESTA é, na verdade, uma Taça de Moçambique/mcel “sui generis”. É que, se habitualmente por estas alturas da competição – quartos-de-final – quem dita as regras são os colossos do nosso futebol, salvo honras excepções, desta vez, o reinando pertence aos pequenos, que até se dão ao luxo de ir esfregando as mãos de na perspectiva de conquistar o troféu.



Na jornada do fim-de-semana, o Maxaquene acabou sendo o único sobrevivente entre os grandes, mercê da sua vitória em Tete sobre o Chingale por uma bola sem resposta, enquanto o Vilankulo acentuou a crise do campeão nacional e detentor da prova, o Ferroviário de Maputo, ao derrotá-lo também por 1-0
.

Aquilo que a maioria dos adeptos do jogo da bola receava em relação aos quartos-de-final da segunda maior competição do calendário futebolístico nacional esteve quase a acontecer: a possibilidade de a capital do país não ter nenhum representante nas meias-finais e, consequentemente, ver fechada a porta de chegar ao pedestal de honra. Tal só não aconteceu porque a curva ascendente dos “tricolores” realmente é um facto, contrastando com a vertiginosa queda do Ferroviário, confirmada agora com o afastamento da Taça de Moçambique pelo Vilankulo FC.

Isto porque a outra formação maputense, o Costa do Sol, que no campeonato há muito deixou de ser referência quanto à corrida para o título, também não conseguiu resistir na sua deslocação a Chimoio, onde perdeu com o Textáfrica por 2-0, com o segundo tento dos “fabris” da Soalpo a acontecer precisamente nos 90 minutos. A festa dos anfitriões aconteceu igualmente no Estádio Municipal da capital do Niassa, com o triunfo do FC Lichinga sobre o Sporting da Beira por 2-1, concluindo-se assim com chave de ouro a supremacia desta vez reclamada pelos pequenos, a confirmar, também, que Taça de Moçambique é efectivamente um “cocktail” de festa e surpresas.

Partindo-se agora para as meias-finais, estas já têm data da sua realização, assim como o respectivo programa de jogos. A Federação Moçambicana de Futebol escolheu 25 e 26 de Setembro para os dois embates desta fase, com o Maxaquene, que agora se assume como principal favorito à vitória final, a receber o Textáfrica e o FC Lichinga a jogar novamente em casa, na recepção ao Vilankulo FC
.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.